Notícias

20/02/2024 01/03/2024 15h25m

Prefeitura reforça a identificação de casos de suspeita de dengue e sobre a realização de testes


Coletas ocorrem no laboratório de referência das unidades de saúde do Município

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, explica como identificar um caso de suspeita de dengue e a como solicitar o teste no Sistema Único de Saúde (SUS).  Os principais sintomas da infecção pelo mosquito Aedes aegypti são febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor retro-orbital (no fundo dos olhos), petéquias (pequenas manchas vermelhas ou marrons na pele), náuseas, vômitos e erupção/irritação na pele.

Ao apresentar um ou mais desses sintomas, a recomendação é manter-se hidratado, evitar automedicação – especialmente com anti-inflamatórios do tipo AAS (aspirina) – e procurar uma das unidades de saúde do Município. Além de apresentar os sintomas, é considerado caso suspeito o indivíduo que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para áreas onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou que tenha presença de Aedes aegypti.

A partir da suspeita de infecção, após avaliação na Unidade de Saúde, é solicitado o exame, e o usuário realiza a coleta no laboratório de referência da unidade em que foi atendido. A coleta é realizada no período do início dos sintomas até o 30º dia.

“As unidades de saúde de Santa Maria têm coleta uma vez por semana, mas como a dengue é um exame que não dá para esperar, o usuário vai até o laboratório indicado pela unidade na qual ele for atendido. No Município, atualmente, temos três laboratórios pactuados”, explica o enfermeiro responsável pela Superintendência de Atenção Básica, Marlon Marinho.

PULVERIZAÇÃO

Em ação de combate a dengue, a Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, já pulverizou inseticida biológico em mais de 360 quarteirões da Região Oeste do Município. Desde a quinta-feira (15) até esta terça-feira (20), houve a pulverização em 174 quadras do Bairro Juscelino Kubitschek (onde os trabalhos já foram concluídos) e 18 quarteirões do Bairro Pinheiro Machado.

Além disso, de 6 a 9 de fevereiro receberam a pulverização 177 quarteirões da Nova Santa Marta. Nesta quarta-feira (21), as ações de combate à dengue serão retomadas no Bairro Pinheiro Machado. Posteriormente, a ação seguirá no Bairro Tancredo Neves e Bairro São João.

Uma outra frente da força-tarefa ocorre pela atuação dos agentes da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde, que fazem visitas às residências em busca de criadouros do Aedes aegypti e para dar orientações à população sobre como evitar focos do mosquito. Os funcionários da Prefeitura estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás.

Evite o mosquito:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico
– Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581


Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial