Notícias

21/02/2024 22/02/2024 09h06m

Etapa de revitalização da Praça Saldanha Marinho chega à concretagem do piso em frente ao Treze de Maio


Além desse serviço em andamento, nos próximos dias serão demarcadas as locações do piso podotatil, da pedra portuguesa e do granito preto

Mais uma etapa da revitalização da Praça Saldanha Marinho está em andamento: a concretagem do piso em frente ao Theatro Treze de Maio. Além do avanço desse serviço, nos próximos dias serão demarcadas as locações do piso podotátil (utilizado para oferecer acessibilidade a pessoas com limitações do sistema visual), da pedra portuguesa e do granito preto. Todos os trabalhos estão situados no 7º setor.

Por conta do andamento dos serviços e do avanço dos tapumes, desde o início deste mês, para acessar a Saldanha Marinho, a população pode cruzar a praça entre o Viaduto Evandro Behr e a Rua Roque Calage, e também, pela Rua do Acampamento.

A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha cada etapa da obra. Em paralelo ao trabalho realizado pela Construtora Jobim, segue a restauração do chafariz e do coreto da Praça. O restauro é feito por uma equipe liderada pelo professor Juan Amoretti.

“A obra transcorre de maneira como traçado no projeto e conforme o tempo estipulado pela empresa. A nova Praça está sendo revitalizada e com algumas modificações na disposição dos bancos, por exemplo. O cuidado com a restauração do chafariz e do coreto, sob a responsabilidade do professor Amoretti, são essenciais para preservar esses símbolos arquitetônicos de Santa Maria”, diz o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson da Costa Nunes.

A REFORMA

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho de 2023, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.

A obra é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial