21/02/2024 22/02/2024 14h57m

Presidente da Câmara de Vereadores assume a Prefeitura de forma interina a partir desta quarta-feira (21)

Vereador Manoel Badke deve ficar no comando do Executivo até segunda-feira (26) enquanto o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Decimo cumprem agenda em São Paulo

A Prefeitura tem uma liderança diferente durante esta semana. Isto porque o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, transmitiu o cargo ao presidente do Legislativo, vereador Manoel Badke, em ato realizado na noite desta quarta-feira (21), no Itaimbé Palace Hotel. Agora, Badke ficará no comando do Executivo Municipal interinamente, devolvendo-o na segunda-feira (26), quando o cargo retornará ao prefeito Jorge Pozzobom.

O fato ocorreu em virtude das agendas de Pozzobom e Decimo em São Paulo, até sexta-feira (23), com a empresa Rumo. Eles também devem tratar de questões relacionadas ao leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de Santa Maria, que foi adiado. Nesta última, devem participar representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Houer Consultoria e da M Viana Advogados. Pozzobom viajou ainda na manhã desta quarta-feira, deixando o cargo com Decimo que, por sua vez, viajará na quinta-feira (22). A transferência de cargo ao presidente do Legislativo ocorre em conformidade com a Lei Orgânica do Município.

Durante a passagem do cargo, Decimo exaltou a carreira política de Badke, que cumpre seu sexto mandato como vereador. No atual ano legislativo, Badke foi eleito presidente em votação histórica, com 16 votos.

"O vereador professor Manoel Badke tem uma trajetória e um trabalho ilibado. Leal e comprometido com Santa Maria, portanto, este feito alcançado hoje é muito merecido. Fico muito feliz em tê-lo como amigo e tenho a certeza de que fará um bom trabalho durante estes dias como prefeito”, disse Decimo durante a cerimônia.

Emocionado, o agora prefeito em exercício, Manoel Badke, agradeceu à família e aos amigos presentes durante o ato. Saudou também ao prefeito e ao vice-prefeito licenciados pela confiança em deixá-lo com esta responsabilidade:

“Eu venho de uma família em que não se dá o peixe, se ensina a pescar. E assim a vida me preparou para oportunidades como esta. Nesta quinta de manhã já estarei na Prefeitura para atender a cidade e receber as demandas da população". Enfatizou.

A última vez em que um vereador havia assumido a Prefeitura foi em 2008, quando o então vereador Vilmar Galvão ocupou o cargo.

Acompanharam a solenidade os secretários Beloyannes Pietro; Carolina Lisowski, Guilherme Ribas, João Chaves, Tiago Sanchotene e Wagner Bittencourt; os adjuntos Guilherme Badke, Leonardo Kortz; e os superintendentes Jeferson Nunes, Sandro Nunes e Santo Cordeiro.

Pela Câmara de Vereadores estiveram presentes os vereadores Adelar Vargas, Admar Pozzobom, Alexandre Vargas, Getulio de Vargas, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas, Juliano Soares, Luci Duartes e Pablo Pacheco, que assumirá interinamente a presidência da Casa, a partir desta quinta-feira.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação