Notícias

28/02/2024 20/03/2024 14h04m

Unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS Volante, começa atendimentos na Região Sul


Confira os locais onde o veículo estará nos próximos dias

A assistência social de Santa Maria ganha reforço a partir desta quarta-feira (28) com a unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS Volante, que começou a atuar com atendimentos a moradores do Bairro Urlândia, na Região Sul da cidade. O veículo vai circular por outros bairros da mesma área e dos distritos do Município, pois estes locais não têm sede fixa do CRAS. Os atendimentos serão nas segundas, quartas e sextas-feiras.

“Desde que começamos a nossa gestão fazemos assim, indo até as comunidades, mantendo diálogo e fazendo o nosso máximo e um pouco mais para suprir as demandas. E é isso que estamos celebrando aqui hoje, a entrega de mais um equipamento para vocês, que é CRAS Volante, que vai rodar nas áreas que são mais complicadas para os moradores irem até um Centro de Referência. É uma grande vitória para a população”, assinalou o prefeito Jorge Pozzobom, presente na ação.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo agradeceu a todos que trabalharam para transformar a unidade móvel do CRAS em realidade.

“Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas estamos batalhando para cada vez mais entregar o melhor a vocês, comunidade santa-mariense. E o CRAS Volante é um ganho sem igual para nosso Município. Levar os serviços da assistência social para mais perto de quem precisa é, sem dúvida, uma conquista. Obrigado a todos que trabalharam para conseguirmos entregar este equipamento para Santa Maria. E obrigada a todos que estão aqui conosco e que entendem a importância deste momento”, destacou Decimo.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, relembrou que o CRAS na Região Sul é um pedido dos moradores e pontuou que a unidade móvel vem para somar e atender esta demanda.

“O CRAS é a porta de acesso da comunidade aos serviços da assistência social e agora nós temos esta unidade móvel, que vai ir até onde a população precisa. Estamos entregando a vocês um equipamento que presta serviços, e quando um serviço passa a ser mais próximo dá mais oportunidade a todos. Este é um dia histórico e estamos muito felizes”, salientou o titular da pasta.

Os atendimentos do CRAS Volante nesta quarta-feira ocorreram no pátio do Banco de Alimentos, no Bairro Urlândia. Já nesta sexta-feira (1º), a unidade móvel estará próximo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CAIC Luizinho De Grandi, das 8h30min ao 11h30min. Confira abaixo o cronograma do CRAS Volante para março.

SERVIÇOS

O CRAS Volante ofertas os seguintes serviços: acolhimento; acompanhamento de famílias e de indivíduos; registro e atualização do Cadastro único (CadÚnico); agendamento de visitas domiciliares; busca ativa; encaminhamento para Serviços da Proteção Básica, outros setores e para Proteção Especial. A unidade móvel tem foco em atender os moradores da Região Sul e dos distritos do Município, áreas que ainda não possuem sede de Centro de Referência.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, o CRAS Volante atenderá em pontos próximos a escolas municipais, unidades de saúde e centros comunitários para que seja de fácil acesso da população. Além disso, a equipe também poderá utilizar um ponto de energia elétrica para os equipamentos.

Para saber mais sobre os CRAS acesse o site da Prefeitura.

AGENDA MARÇO CRAS VOLANTE
– Sexta-feira (1º), das 8h30min ao 11h30min: EMEF CAIC Luizinho De Grandi, Bairro Lorenzi
– Segunda-feira (4), das 8h30min ao 11h30min: EMEF Rejane Garcia Gervini, Vila Severo
– Quarta-feira (6), das 8h30min ao 11h30min: Unidade Básica de Saúde (UBS) Passo das Tropas, Passo das Tropas
– Sexta-feira (8), das 8h30min ao 11h30min: Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Angela Tomazetti, Bairro Tomazetti
– Segunda-feira (11), das 8h30min ao 11h30min: EMEF Reverendo Alfredo Winderlich, Vila Formosa 
– Quarta-feira (13), das 13h30min às 16h30min: EMEF Pedro Kunz, Passo das Tropas
– Sexta-feira (15), das 8h30min ao 11h30min: Comunidade São João Batista, Vila Tropical
– Segunda-feira (18), das 13h30min às 16h30min: Subprefeitura de Arroio do Só
– Quarta-feira (20), das 13h30min às 16h30min: Banhados
– Segunda-feira (25), das 8h30min ao 11h30min: Cozinha Comunitária Chico Xavier, Bairro Lorenzi
– Quarta-feira (27), das 13h30min às 16h30min: EMEF Irineo Antolini, distrito de Passo do Verde

O MUNICÍPIO DE SANTA MARIA POSSUI TRÊS CRAS FIXOS:
CRAS Leste/Camobi
Endereço: Rua João Machado Soares, 2777.
Bairro: Camobi
Telefone: (55) 3174-1519 
E-mail: cras.leste@santamaria.rs.gov.br

CRAS Oeste
Endereço: Rua Manoel Mallmann Filho, 161 (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU)
Bairro: Nova Santa Marta
Telefone: (55) 3174-1519 
E-mail: cras.oeste@santamaria.rs.gov.br

CRAS Norte
Endereço: Rua Fernandes Vieira, esquina com a Rua Visconde de Pelotas, 165
Bairro: Carolina
Telefone: (55) 3174-1519 
E-mail: cras.norte@santamaria.rs.gov.br

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial