Notícias

02/04/2024 02/04/2024 17h14m

Com apoio da Prefeitura, 25º Campeonato Brasileiro de Orientação será realizado em Santa Maria


Competição será seletiva para o campeonato mundial, e reunirá mais de 600 atletas de todo o Brasil dos dias 30 de maio a 2 de junho

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, apoia o 25º Campeonato Brasileiro de Orientação (CamBOr), que será realizado no Município dos dias 30 de maio a 2 de junho de 2024. Na manhã desta terça-feira (2) representantes da comissão organizadora do evento realizaram uma visita ao gabinete do prefeito Jorge Pozzobom, divulgando o campeonato.

“Sempre julguei importante a missão de tratar o esporte como um todo, e por isso dei autonomia ao secretário Gilvan e à Secretaria de Esporte e Lazer, para que abraçasse e fortalecesse o cenário das mais variadas modalidades esportivas em nosso Município. Ficamos muito felizes e honrados por apoiar e por sediar aqui em Santa Maria esta importante competição que é o Campeonato Brasileiro de Orientação”, considerou o prefeito Jorge Pozzobom.

O 25º CamBOr é uma realização da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), Federação Gaúcha de Orientação (FGO) e do Clube de Orientação de Santa Maria (Cosm), e conta com o apoio do Executivo Municipal por meio do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp). A competição deverá reunir mais de 600 atletas de todo o Brasil, e será válida para a prova internacional World Ranking Event (WRE) da Federação Internacional de Orientação (International Orienteering Federation - IOF).

“Isso é a consolidação do trabalho da Secretaria de Esporte e Lazer, que pensa em todos os esportes. A orientação é um esporte pouco conhecido mas muito praticado em Santa Maria, e é valorizado pelo Executivo Municipal, por meio do Proesp há muitos anos. Agora vamos trazer o Campeonato Brasileiro pra cá, que também é seletiva para o mundial júnior e tem uma importância nacional e internacional. Desta forma, estamos mostrando que Santa Maria é a capital da orientação”, pontuou o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, que acompanhou o diretor-geral do evento, Vitor Ribeiro Dias, e o diretor administrativo, Sérgio Luiz de Oliveira, durante a visita.

As provas ocorrerão nas modalidades percursos longo e médio, que serão realizadas na localidade de Água Negra, Distrito de Santo Antão; e na modalidade sprint, na Sede Campestre do Clube Dores, Bairro Tomazetti. Para se inscrever, ou obter mais informações sobre alojamento, hospedagem, refeições, regras e regulamentos, basta acessar o site do evento.

ORIENTAÇÃO

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Em síntese, o praticante tem que passar por pontos marcados no terreno no menor tempo possível, com auxílio de um mapa e de uma bússola. Em outubro de 2023, a modalidade de orientação estreou nos Jogos Escolares de Santa Maria para cerca de 100 crianças e adolescentes inscritos, todos entre 10 e 18 anos e estudantes de escolas municipais, privadas e federais.

 

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Mirella Freitas (PMSM)
Arte: Divulgação / Cosm
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial