Prefeitura realiza ação de saúde com testagem rápida para ISTs na Praça Saldanha Marinho nesta sexta (12)

12/12/2025 | atualizado às 10h01m


Iniciativa faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês de enfrentamento ao HIV/Aids

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (12) uma ação especial alusiva ao Dezembro Vermelho – mês de enfrentamento ao HIV/aids. A atividade ocorre na Praça Saldanha Marinho, das 10h às 14h, com testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição gratuita de insumos de prevenção.

Conforme a enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, responsável pela Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, o objetivo da ação é ampliar o acesso ao diagnóstico e à prevenção.

“A testagem é rápida, sigilosa e acolhedora. Nosso compromisso é garantir que cada pessoa receba orientação qualificada e o cuidado que precisa, sem barreiras. Todos são bem-vindos, sem necessidade de agendamento ou identificação”, destaca.

HIV em Santa Maria
Atualmente, 2.880 pessoas convivem com HIV no município. Destas, 230 estão com o tratamento interrompido, enquanto a maioria segue acompanhada regularmente nas redes de atenção. Segundo o Boletim Epidemiológico 2024 do Ministério da Saúde, Santa Maria ocupa a 60ª posição no ranking nacional entre cidades com mais de 100 mil habitantes.

Acesso ao diagnóstico
O processo de diagnóstico em Santa Maria é de porta aberta, podendo iniciar em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS/ESF) ou diretamente na Casa Treze de Maio, serviço especializado do município.

A experiência envolve
Chegada espontânea e acolhimento sigiloso pela equipe
Teste feito com gota de sangue e resultado em 15 a 20 minutos
Orientação em caso de resultado não reagente (prevenção combinada, PrEP, PEP e retestes quando necessário).

Em caso de resultado reagente, é feito o aconselhamento pós-teste e o encaminhamento no mesmo dia para a Casa Treze de Maio, onde a pessoa recebe atendimento multiprofissional. Todo o processo prioriza o sigilo, o acolhimento e a continuidade do cuidado até o início do tratamento.

Medidas de prevenção
A Prefeitura de Santa Maria disponibiliza gratuitamente:
Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição)
Insumos de prevenção, como: preservativos internos e externos, novos preservativos do SUS (texturizado e sensível), gel lubrificante

Autotestes de HIV
(sem restrição de quantidade e sem necessidade de identificação)
Ações educativas e mobilizações em escolas, praças e espaços públicos
O Município conta também com o Testa Santa Maria, trailer que leva testagem e orientações a diferentes bairros

Avanços no cuidado e na prevenção
Santa Maria tem ampliado suas políticas públicas na área, com iniciativas como:
Trailer Testa Santa Maria, ampliando testagem e prevenção combinada
Fortalecimento da Casa Treze de Maio e de suas equipes multiprofissionais
Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que Vivem com HIV, com ações de segurança alimentar, oficinas de costura e panificação, apoio psicossocial e defesa de direitos

Espaços de acolhimento
Casa Treze de Maio – SAE/CTA
📍 Rua Silva Jardim, 1.280 – Bairro Rosário

Atendimento geral:
Segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min

Testagem rápida:
Segunda a sexta, 8h às 10h30min  e  das 13h às 15h30min
(Não há testagem na quarta-feira pela manhã)

Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) – retirada de medicamentos:
Segunda a sexta – 7h30min às 11h30 e das 13h às 16h30min
Quarta-feira – das 7h30min às 9h30min
O serviço oferece acolhimento, testagem, prevenção, aconselhamento e acompanhamento multiprofissional para pessoas vivendo com HIV, ISTs e hepatites.

Texto: Luisa Neves (MTb: 19.010)
Fotos: Samuel Marques (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens