Prefeitura de Santa Maria comunica a nomeação de 61 professores a serem nomeados em janeiro

12/12/2025 | atualizado às 16h22m


Iniciativa tem por objetivo orientar as providências a serem adotadas pelos candidatos antes da nomeação, em janeiro de 2026

Como forma de firmar o compromisso com a educação, a Prefeitura de Santa Maria publica um comunicado de nomeação de 61 professores efetivos para janeiro de 2026. O objetivo da publicação é orientar e facilitar as providências a serem adotadas de forma a permitir que preparem, de maneira antecipada, a documentação necessária, procedam aos ajustes de lotação junto à Secretaria de Educação, e providenciem os exames médicos admissionais antes da nomeação, prevista para ocorrer em janeiro do próximo ano.

Ao todo, são 61 profissionais aprovados, sendo 36 professores para a Educação Infantil e 25 professores para os Anos Iniciais. Os convocados vão compor o quadro da Rede Municipal de Ensino, e com as nomeações, os 1.700 cargos efetivos de professores estarão preenchidos. A partir da próxima segunda-feira (15), os candidatos devem comparecer à Secretaria de Educação (Alameda Buenos Aires, 128, Bairro Dores), das 8h às 13h, a fim de tratar da sua lotação em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Vamos avançar e vamos vencer as dificuldades. As novas contratações são para completar o nosso total de vagas. Aliado a isso, encaminhamos para a Câmara dos Vereadores um projeto para a renovação dos contratos temporários. Esses contratos não substituem as vagas efetivas, mas são necessários também para algumas finalidades. É uma pauta que precisa de sensibilidade e de extrema importância para a nossa Rede Municipal de Ensino”, reforça o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

:: ACESSE AQUI O COMUNICADO ::

Projeto de lei

Além disso, a Prefeitura protocolou junto ao Legislativo um projeto de lei que trata da prorrogação dos contratos emergenciais de profissionais para a área da educação. O objetivo é garantir a continuidade e a regularidade do serviço público educacional em Santa Maria.

A proposta contempla duas modificações essenciais: a prorrogação do prazo de validade da autorização para contratações temporárias, atualmente fixado até 31 de dezembro de 2025, estendendo-o até 31 de dezembro de 2026; e a alteração da forma de recrutamento dos profissionais temporários, que passará a ser realizada a partir do banco de aprovados no concurso público vigente, em substituição à realização de novo processo seletivo simplificado.

Documentos

Imagens