Treinamento para acesso ao implante contraceptivo na Atenção Primária começa em janeiro

14/01/2026 | atualizado às 14h42m


Capacitação qualifica médicos da rede municipal e prepara Santa Maria para ofertar um método moderno, seguro e de longa duração

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dará início aos treinamentos para inserção e retirada do Implante Subdérmico Liberador de Etonogestrel (Implanon). A capacitação é voltada a médicos que atuam na rede de Atenção Primária à Saúde (APS) de Santa Maria e será realizada pelo Departamento de Saúde Coletiva.

O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, composto por um pequeno bastonete flexível inserido sob a pele do braço, que libera gradualmente o hormônio etonogestrel. Apresenta alta eficácia, com proteção por até três anos, é reversível e indicado para diferentes perfis de mulheres, contribuindo para o planejamento e a prevenção de gestações não planejadas.

Na primeira turma, participarão 42 médicos da rede municipal de APS. Após a qualificação, o método poderá beneficiar pessoas de 14 a 49 anos, que já iniciaram o ciclo reprodutivo e desejam utilizar essa opção contraceptiva, desde que não apresentem contraindicações. Serão atendidas pacientes da rede municipal que já haviam sido encaminhadas pelas equipes das unidades básicas de saúde para utilização do dispositivo.

“Nosso objetivo neste curso de extensão é qualificar os profissionais da Atenção Primária e ampliar o acesso a um método contraceptivo eficaz, prático, seguro, de longa ação e reversível à população interessada”, afirma o médico de Família e Comunidade da UFSM e coordenador da ação, Renato Holkem Bonafé.

Segundo o médico, a participação nos treinamentos ocorre por meio de inscrição junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS).

“As inscrições para a primeira turma já foram encerradas, com previsão de novos grupos ao longo do ano”, explica.

A qualificação será realizada em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde, na Policlínica Central, aos sábados, para não comprometer as agendas e os fluxos normais de atendimento. A proposta é manter os encontros com periodicidade mensal. O primeiro treinamento está previsto para 24 de janeiro.

A atividade contará com o apoio de servidores da Policlínica Central e do NEPeS, incluindo profissionais da enfermagem e de serviços gerais, com organização prévia dos fluxos necessários para o dia da capacitação.

“Essa iniciativa fortalece a educação permanente dos profissionais da rede municipal e amplia o acesso da população a métodos contraceptivos modernos e eficazes, que passarão a ser ofertados em larga escala pelo Sistema Único de Saúde”, destaca o coordenador.

A Rede Municipal de Saúde de Santa Maria está preparada para iniciar a oferta do método assim que o dispositivo chegar ao Município.

Texto: Luisa Neves (MTb: 19.010)
Imagem: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens