Prefeitura lança o aplicativo EducarWeb Estudante para pais e responsáveis de alunos da Rede Municipal

11/02/2026 | atualizado às 12h57m


Ferramenta busca facilitar acesso aos dados da vida escolar dos estudantes e aproximar famílias das escolas

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, lançou na manhã desta quarta-feira (11), em reunião com diretores, vices, coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino (RME) e imprensa, o aplicativo EducarWeb Estudante. A ferramenta será usada por pais e responsáveis de alunos de todas as etapas de ensino e das 86 escolas da RME. O app tem objetivo de aproximar as famílias da escola e dos professores. Além de comunicar com transparência todos os dados da vida escolar do estudante. A Rede Municipal tem cerca de 21 mil estudantes.

A novidade foi divulgada pelo prefeito Rodrigo Decimo, acompanhado da vice-prefeita Lúcia Madruga e da secretária de Educação, Gisele Bauer, no auditório Padre Ângelo Lôndero, da Faculdade Palotina (Fapas).

“Estamos em um momento feliz, de recomeço. Estes inícios de ciclo são momentos para repensar o quê vamos fazer durante o ano. A Educação tem grande valor e responsabilidade na vida das pessoas. E sabemos que os desafios são enormes, mas estes renovam a esperança de que tudo vai dar certo. Na Educação, temos as dificuldades, os percalços, mas também temos avanços, e este ano temos uma grande novidade: o aplicativo EducarWeb Estudante. Que vai conectar mais as famílias às escolas. É mais proximidade, mais aprendizagem, é inovação com cuidado”, salientou o chefe do Executivo Municipal.

A titular da pasta de Educação detalhou o aplicativo EducarWeb Estudante aos presentes e pontuou que a ferramenta também pode ser usada via site.

“A partir do EducarWeb Estudante, as famílias acessam dados da vida escolar, como frequência, conteúdo trabalhado em sala de aula, cardápio da merenda. Por ali sabem quem são os colegas e professores do estudante, recebem recados da escola. De maneira direta, tranquila e transparente, os pais vão saber mais e poderão participar melhor da vida escolar do filho. Para os professores, o uso do aplicativo não altera rotinas, pois já usam o sistema EducarWeb desde 2023. O aplicativo é alimentado a partir das informações inseridas no sistema EducarWeb, simples e prático. Com os pais tendo acesso aos dados, as equipes das escolas também terão mais segurança e respaldo no trabalho. O app é uma melhoria importante para toda a Rede Municipal”, destacou Gisele.

O SISTEMA

O aplicativo e o sistema EducarWeb foram desenvolvidos pela empresa Abase Sistemas, de Três de Maio, que atua com Governança Brasil S/A, de Porto Alegre, empresa que venceu a licitação para a informatização da educação municipal de Santa Maria, em 2023. Desde então, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, utiliza o sistema EducarWeb. O investimento da Prefeitura no sistema EducarWeb é de R$ R$ 1.176.403,44, incluindo portal dos professores, site para solicitar vagas e transferência escolar, aplicativo e site EducarWeb Estudante - previsto desde o início do contrato.

No segundo semestre de 2023 e em todo 2024, os professores aprenderam a utilizar o sistema EducarWeb e pontuaram melhorias. Em 2025, a empresa apresentou o app EducarWeb Estudante, já usado por outros municípios. A Secretaria de Educação solicitou à empresa, alterações para o app ficar de acordo com as necessidades da RME de Santa Maria. E agora o aplicativo está pronto para uso de toda a Rede Municipal de Ensino.

Conforme a empresa desenvolvedora, o EducarWeb Estudante é compatível com todas as versões dos sistemas operacionais iOS e Android. E também pode ser acessado por site, em computador. As funcionalidades disponibilizadas são as mesmas nos dois modos de acesso.

CAPACITAÇÃO

Diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos terão oficinas sobre o site e o aplicativo nesta quinta (12) e sexta-feira (13). A formação ocorre com representantes da empresa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Suzana Cartier Larangeira. As equipes gestoras, depois passarão as informações para os professores da RME.

Se as famílias tiverem dúvidas de como operar com o aplicativo, poderão buscar a escola. Já os professores, se mesmo após a capacitação, tiverem algum questionamento referente à ferramenta, deverão buscar os gestores escolares. Se as equipes diretivas precisarem de auxílio, devem buscar o Núcleo de Gestão do Sistema EducarWeb, da Secretaria de Educação.

ACESSO

O aplicativo já está disponível para download nas lojas de app dos sistemas iOS e Android. O site também já pode ser acessado por pais e responsáveis.

As aulas da Rede Municipal de Ensino começam no dia 23 de fevereiro nas 86 escolas municipais de Santa Maria.

PASSO A PASSO*

APLICATIVO (APP)
Para baixar, basta pesquisar na Google Play ou na Play Store por “EducarWeb Estudante”
Para login, é necessário colocar o CPF do responsável ou da criança. 
A senha para primeiro acesso é a sequência numeral de 1 a 6, e esta pode ser alterada depois nas configurações do app.

SITE**
- Acesse estudante.educarweb.net.br (tudo junto e em letra minúscula)
- Para login, é necessário colocar o CPF do responsável ou da criança. 
- A senha para primeiro acesso é a sequência numeral de 1 a 6, e esta pode ser alterada depois nas configurações do perfil.

**Confira vídeo sobre o site EducarWeb Estudante  

*As funcionalidades disponibilizadas são as mesmas nos dois modos de acesso

FUNCIONALIDADES

No EducarWeb Estudante, as famílias terão acesso à:
- Frequência escolar
- Quem são os colegas de turma e os professores do aluno
- Horários de aula, com grade de disciplinas diárias (Matemática / História / etc)
- Atividades trabalhadas na escola
- Recados aos pais e responsáveis
- Notas e boletins
- Observações diárias

Texto: Joyce Noronha (MTb: 16.033)
Fotos: Samuel Marques / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens