Mais de 20 mil estudantes são recepcionados pela Prefeitura no retorno da Rede Municipal de Ensino

23/02/2026 | atualizado às 20h57m


Ato simbólico ocorreu na EMEI Circe Terezinha da Rocha, escola que conta com o turno estendido, projeto piloto da Secretaria de Educação, iniciado em maio de 2025

Mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) foram recepcionados nesta segunda-feira (23) nas escolas para o início do ano letivo de 2026. A abertura ocorreu com ato simbólico na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Decimo, a vice-prefeita Lúcia Madruga, a secretária municipal de Educação, Gisele Bauer, e servidores da pasta municipal recepcionaram alunos e servidores da Educação.

“Eu sempre conto a mesma história, e talvez vocês até já tenham me escutado falar isso, mas a Educação mudou a minha vida. A minha e a dos meus irmãos. Nossos pais optaram por nos mudarmos de Uruguaiana para Santa Maria por causa das opções de ensino público. E isso fez total diferença para a nossa família. Saibam que vocês tem aqui na escola, uma oportunidade que pode e vai mudar a vida de vocês, então, aproveitem. Nós sabemos que nem sempre é fácil, mas a Educação é que temos de mais valioso. Um ótimo ano letivo para todos”, destacou Decimo.

A vice-prefeita Lúcia Madruga, reforça que são os alunos que dão combustível para a Prefeitura, a Secretaria de Educação e as equipes das escolas que seguem trabalhando.

“É isso que nos move. Ver o sorriso de cada aluno, esse barulhinho de criança feliz dentro da escola. Saber que eles têm um espaço de segurança, de acolhida e de amor. Nós temos profissionais muito qualificados na Rede Municipal de Educação, e nós, da gestão municipal, agradecemos muito o empenho e dedicação de vocês. Sabemos que não é fácil, mas estamos aqui, para caminharmos juntos por uma educação pública cada vez melhor, para os estudantes e profissionais”, salientou Lúcia.

A secretária de Educação, Gisele Bauer, destacou que toda a RME se preparou com carinho para o início do ano letivo de 2026.

“É por vocês que nos preparamos para o início de mais um ano letivo. Muitas mãos trabalharam para a escola, para preparar o início das atividades, para cuidar dos professores e servidores da Educação, e para que tudo estivesse funcionando neste dia. Então muito obrigada pela presença de vocês nas nossas vidas. Que seja um dia de reencontro, um dia de alegria, um dia de firmarmos os propósitos com a aprendizagem e com o conhecimento”, assinalou Gisele.

A abertura simbólica do ano letivo ocorreu na EMEI Circe Terezinha da Rocha devido ao  sucesso do turno estendido, projeto piloto da Secretaria de Educação, iniciado em maio de 2025. E também porque, neste ano, a instituição de ensino passa a oferecer mais uma turma de tempo integral para a Pré-Escola.

VISITAS

Após o ato simbólico de abertura do ano letivo, prefeito, vice e secretária de Educação visitam a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Major Tancredo Penna de Moraes, que é uma escola do campo, no distrito de Palma. No local, foram recebidos por estudantes e profissionais da instituição de ensino, que organizaram um ato cívico, com Hino Nacional e solenidade.

Os representantes da Administração Municipal também foram até a EMEF Duque  de Caxias, no Bairro Nossa Senhora da Medianeira. A escola preparou apresentações de música e de dança para a recepção de alunos, do prefeito, da vice e da secretária de Educação.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO (RME)
São 86 escolas:
– 55 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
– 29 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
– Entre EMEFs e EMEIs, 10 são escolas rurais ou do campo
– Uma é Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
– Uma é Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet)

Mais de 20 mil alunos atendidos:
– 6,7 mil na Educação Infantil
– 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 400 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Mais de 2,6 mil servidores:*
– 2.164 professores
– 249 servidores públicos
– 309 terceirizados
*Dados referentes a fevereiro de 2026

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Samuel Marques / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens