Prefeitura apoia instalação de Banco Vermelho em instituição de ensino de Santa Maria
08/04/2026 | atualizado às 17h17m
Ação simbólica integra políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres
Santa Maria conta com mais um Banco Vermelho instalado. Desta vez, a ação foi realizada junto à Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas), na noite de terça-feira (7), com o apoio da Prefeitura de Santa Maria. A iniciativa integra a mobilização permanente de enfrentamento à violência contra as mulheres e da luta pelo fim dos feminicídios.
O ato ocorreu no Complexo Palotino e contou com as presenças da vice-prefeita Lúcia Madruga, da secretária de Governança, Carolina Lisowski, do secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, e do procurador-geral do município, Guilherme Cortez, além de demais autoridades, representantes da comunidade acadêmica e lideranças locais. A ação também teve participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), da Coordenadoria da Mulher, ligada ao Gabinete da Vice-Prefeita, e do Centro de Referência da Mulher.
Durante a solenidade, a vice-prefeita destacou a importância de ações que ampliem o debate e a conscientização sobre a violência de gênero.
“Este banco simboliza uma causa urgente e necessária. Ele nos lembra das vidas interrompidas e reforça o compromisso do poder público e da sociedade com a proteção das mulheres. Precisamos seguir fortalecendo políticas públicas e promovendo o diálogo para prevenir a violência e garantir direitos”, afirmou Lúcia Madruga.
A Fapas, instituição anfitriã da iniciativa, reforçou seu papel na formação cidadã e no engajamento em pautas sociais. O diretor da instituição, padre Mercio José Cauduro, destacou a relevância da ação no ambiente acadêmico:
“A iniciativa do Banco Vermelho expressa o compromisso da comunidade palotina e do Complexo Pallotti com uma formação integral e humana, capaz de formar cidadãos que contribuem para a construção de uma sociedade sempre mais igualitária, fraterna e que respeite todas as pessoas”.
O banco foi instalado no pátio do Complexo Pallotti, espaço que reúne a Faculdade Palotina, o Colégio Pallotti – Antônio Alves Ramos, a Gráfica Pallotti, o Projeto Pallotti, o Museu Vicente Pallotti e o Escritório Central das mantenedoras palotinas.
O Banco Vermelho é um símbolo internacional que busca sensibilizar a sociedade sobre o feminicídio e a violência contra as mulheres, incentivando a reflexão e o engajamento coletivo na defesa da vida.
A Prefeitura de Santa Maria segue trabalhando de forma integrada para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo ações de conscientização, acolhimento e enfrentamento à violência em diferentes espaços do município.
Texto: Natália Müller Poll (MTb: 20.592)
Fotos: Igor Lopes (Fapas)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria