Santa Maria registra avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2026

07/08/2026 | atualizado às 10h45m


Resultados reforçam o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a aprendizagem e a promoção da equidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em 2026, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), calculado a partir do desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e das taxas de aprovação escolar referentes ao ano de 2025. O Saeb é uma avaliação aplicada a cada dois anos aos estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, que mede o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

Os resultados de 2026 revelam que Santa Maria apresentou avanço no desempenho da Rede Municipal de Ensino em relação à última avaliação, que ocorreu em 2023. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o índice passou de 5,8 para 5,9. Já nos Anos Finais, a evolução foi de 4,7 para 4,9 pontos.

"Estes resultados mostram que a Educação Básica municipal está avançando. Ficamos felizes e seguimos empenhados para que a educação de Santa Maria continue crescendo e oferecendo cada vez mais oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes", destaca a secretária de Educação, Gisele Bauer.

Na comparação entre os resultados nas avaliações do Saeb de 2023 e 2025, Santa Maria também apresentou evolução nas proficiências. Em Matemática, houve aumento de 4,98 pontos no 5º ano e de 7,50 pontos no 9º ano. Em Língua Portuguesa, o crescimento foi de 1,42 ponto no 5º ano e de 6,87 pontos no 9º ano.

Os resultados do IDEB constituem um importante instrumento para o planejamento, o monitoramento e o aprimoramento das políticas educacionais, permitindo identificar avanços, desafios e oportunidades de melhoria. Esses indicadores orientam a tomada de decisões da Rede Municipal de Ensino, para ações voltadas à aprendizagem, à redução das desigualdades educacionais e à promoção da equidade, com o objetivo de garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação pública de qualidade.

O avanço no IDEB reflete o conjunto de ações desenvolvidas pela Rede Municipal de Ensino e fortalece o compromisso da SMEd com a melhoria contínua da aprendizagem, a valorização das práticas pedagógicas e a garantia do direito de aprender de todos os estudantes.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens