Para manter a tradição, Prefeitura promove a 17ª Cavalgada da Integração, no distrito de São Valentim

12/09/2026 | atualizado às 18h07m


Cerca de 30 cavalarianos, entre homens, mulheres, adolescentes e crianças, cavalgaram aproximadamente cinco quilômetros, neste sábado (12)

Com o tema “Heranças que nos unem: cultura, tradições e memórias que o tempo não apaga”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (12) a 17ª Cavalgada da Integração Professor Zoilo Soares da Silva, no distrito de São Valentim. O evento integra a programação dos Festejos Farroupilhas do Município e é uma atividade pedagógica e cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paim de Oliveira, que tem sede no mesmo distrito.

Ao todo, cerca de 30 cavalarianos participaram da iniciativa, que saiu da frente da instituição de ensino e seguiu até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiro Velho, no distrito de São Valentim, na localidade de Passo da Laranjeira. O CTG é parceiro na atividade e fica a aproximadamente de 5 quilômetros pela BR-158 da escola. Durante o percurso, houve escolta da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal.

Esta edição da cavalgada teve como homenageada JPO a prenda Milena Pozzobon Rossi (In memorian) e como homenageado do distrito Julio Cezar Toniolo (In memoriam).

“O tema deste ano é forte e muito importante, ainda mais quando temos Milena e nosso querido Julinho como homenageados. Heranças que nos unem: cultura, tradições e memórias que o tempo não apaga. É isso que estamos fazendo aqui, resgatando a memória do que é ser gaúcho e gaúcha, a partir das nossas tradições, da nossa cultura. Passando isso aos mais novos, não deixando que sejam esquecidos, e lembrando de pessoas que fazem parte da nossa trajetória e também da nossa história”, destacou a vice-prefeita, Lúcia Madruga, durante a cerimônia de acolhida das bandeiras, já no CTG Tropeiro Velho.

A diretora da EMEF José Paim de Oliveira, professora Laura Leite Moreira, e a vice-diretora, professora Cristiane Gasparini da Rocha, agradeceram juntas a participação de todos que se unem para que a cavalgada tenha continuidade ano após ano. Elas evidenciaram que a integração é um momento e vai muito além de um simples evento, é uma verdadeira demonstração de amor à terra, de respeito às origens e à união entre as gerações.

Laura ainda reforçou sobre o passar da tradição de geração para geração:

“Na cavalgada tivemos a participação de ex-alunos, que hoje são pais e mães de atuais alunos da EMEF José Paim de Oliveira. É uma continuidade da tradição. Sem falar que tivemos estudantes desde a Educação Infantil até ao 9º ano cavalgando, juntos dos representantes do CTG Tropeiro Velho. E isso está diretamente relacionado ao tema escolhido para essa edição da cavalgada também. Ficamos muito felizes em ver estes desdobramentos e a participação da comunidade na iniciativa”, pontua a diretora da escola.

Após a cerimônia de acolhida das bandeiras, foi servido um tradicional risoto para o almoço, no CTG. À tarde, a programação dos festejos seguiu, com show musical e baile.

Participaram da solenidade o subprefeito de São Valentim, Aluisio de Freitas Teixeira; o patrão do CTG Tropeiro Velho, Elias Scremin; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Sérgio Cechin; o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Júnior Pozzobom; a coordenadora das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino, Loery Quinto Scremin; a representante da Secretaria de Educação, Dionéia Beck; a presidente do Círculo de Pais e Mestres da escola, Vanessa Bandeira; professores, funcionários, alunos, comunidade, prendas, peões e tradicionalistas.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Brum (MTb: 16.672)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens