Investimento de R$ 40 mil na Padaria Comunitária e na capacitação profissional
02/06/2014 | atualizado em 26/08/2014 às 14h08m
Com o objetivo de implantação de uma estrutura capaz de gerar oportunidades de capacitação ao mercado de trabalho e de renda à população vulnerável, em situação de pobreza e insegurança alimentar, por meio de qualificação e capacitação no setor de panificação e confeitaria, a prefeitura inaugurou a Padaria Comunitária, instalada no mesmo prédio do Restaurante Popular Do Ivo, na Rua Dr. Pantaleão, 356. Trata-se de um investimento de R$ 40 mil da Prefeitura e mantém convênio com a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento social do Estado.
É preciso dar o peixe enquanto se ensina a pescar, aludiu o prefeito Cezar Schirmer, para argumentar que, ao mesmo tempo em que a prefeitura investe na implantação de uma padaria, também investe no acesso do trabalhador a cursos profissionalizantes gratuitos. A manifestação do chefe do Executivo fez referência a famílias nas quais os trabalhadores têm baixa remuneração e que, pelos cursos de capacitação profissional oferecidos pela Prefeitura, poderão ingressar em empregos de melhor remuneração ou até mesmo abrir o próprio negócio: “é o mercado de trabalho quem assegura isso, há vagas para quem quer crescer, ganhar dinheiro com o seu trabalho honesto e há também exemplos bem sucedidos nessa área de produção e comércio de pães e confeitaria”, afirmou.
Os cursos profissionalizantes já começaram na tarde desta segunda-feira (2), logo após a inauguração da Padaria Comunitária, com 40 alunos. Eles foram divididos em duas turmas, totalizando uma carga horária de 64 horas/aula, para cada turma, distribuídas em três disciplinas: empreendedorismo (3h), treinamento de panificação (45h) e doces e salgados (16h), com aulas ministradas por orientador do SENAI.
Participaram do evento o coordenador do SENAI, Cláudio Ubirajara Heinz, coordenadora do Mesa Brasil/SESC, Francine Coradini Binotto, a secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer e a ex-secretária de Desenvolvimento Social, atual vereadora Martha Zanella. Tanto a atual secretária, quanto a hoje vereadora enfatizaram a persistência do Executivo para vencer os entraves burocráticos e chegar a implantação de fato do projeto social de relevância enquanto meio de formação profissional.
André Campos
Vítor Miraihl, acadêmico de Pub.&Prop. (Fotos)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional / Assessoria de Imprensa