Secretaria de Município de Desenvolvimento Social
21/10/2024 28/10/2024 14h31m
Com incentivo da Prefeitura, Tudo Fácil Santa Maria é entregue pelo Governo do Estado para a população
Central de Atendimento do RS unifica diversos serviços presenciais e digitais. Atendimentos ocorrem a partir desta terça-feira (22)
Representantes da Prefeitura de Santa Maria acompanharam, na tarde desta segunda-feira (21º), a solenidade de entrega da unidade do Tudo Fácil Santa Maria, central que unifica o atendimento de serviços públicos do Estado do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu no empreendimento Vitta Center, localizado na Rua Pinheiro Machado, 2.366. A nova unidade é resultado de uma parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Município de Santa Maria e o Vitta Center.
“Esse serviço tem tudo a ver com o que a gente propôs lá atrás, quando assumimos a Prefeitura, em 2016, com o projeto Poupa Tempo. Hoje estamos celebrando uma evolução do atendimento ao público, em um lugar central, acessível, e movimentado. É muito gratificante fazer parte de mais uma grande conquista que é fruto de um trabalho conjunto”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom.
Com os primeiros atendimentos iniciando nesta terça-feira (22), a partir das 9h, o Tudo Fácil irá ofertar atendimento para cerca de 830 serviços presenciais e digitais do Executivo Estadual, como por exemplo: solicitação de carteira de Identidade (Posto de Identificação do IGP), serviços do Detran RS, IPE Prev, IPE Saúde, Corsan, Ouvidoria Geral do Estado, dentre outros. Além disso, o local também irá oferecer atendimento para os mais de 100 serviços digitais prestados pelo Executivo Municipal. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia. O agendamento dos atendimentos poderá ser realizado pelo site www.rs.gov.br .
“O que a lógica do serviço público impôs ao longo dos tempos é que o povo é que tem que buscar o serviço. E isso não está certo. O povo é o nosso cliente. Somos nós que temos que ajustar o serviço público para atender bem este povo para quem nós trabalhamos. Estar aqui inaugurando o Tudo Fácil Santa Maria é um importante passo para essa aproximação que objetivamos. É o Estado, efetivamente, a serviço da sociedade, se ajustando à vida do cidadão. Agradeço à Prefeitura, que foi uma importante parceira na implementação desta unidade”, pontuou o governador do Estado, Eduardo Leite, presente na solenidade desta tarde.
A implantação da unidade é um esforço articulado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Com 18 guichês de atendimento presencial e seis de autoatendimento, a estimativa é que o Tudo Fácil Santa Maria realize cerca de 6 mil atendimentos por mês, contemplando não só a população santa-mariense, mas toda a Região Central, como as cidades de Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi, Vila Nova do Sul, entre outras.
“É um momento importante para todos nós. A população de Santa Maria merece esta unidade. Nossos muito obrigado à Prefeitura de Santa Maria, que foi fundamental para estarmos celebrando esta entrega que fará diferença na vida das pessoas”, ressaltou o secretário em exercício da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira.
O contrato de locação foi celebrado em solenidade realizada em abril deste ano. Localizado no subsolo do empreendimento Vitta Center, o imóvel possui quase 400 m². A equipe da unidade é composta por 35 profissionais terceirizados, contratados pelo Estado, sendo 25 auxiliares administrativos, 6 supervisores, 2 serventes de limpeza e 2 vigilantes.
O descerramento da placa, aplaudido pelos presentes, encerrou a cerimônia. Estiveram presentes, na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; a secretária de Finanças, Michele Antonello; autoridades civis, militares e a equipe da unidade Tudo Fácil Santa Maria.
Pelo Governo do Estado, compareceram o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel; o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron; o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, e a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Marguet Inês Hoffmann Mittmann. Representando a Câmara de Vereadores de Santa Maria, esteve presente o vereador Admar Pozzobom. Representando o empreendimento Vitta Center, estiveram presentes os diretores do Vitta Mall Participações S.A., Luiz Carlos Oliveira e Giancarlo Castagna.
TUDO FÁCIL SANTA MARIA
• Endereço: Empreendimento Vitta Center, Rua Pinheiro Machado, 2.366, Centro
• Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
• O agendamento dos atendimentos poderá ser realizado pelo www.rs.gov.br
• Mais informações pelo chat Atendimento RS.GOV, ou pelo tridígito 155
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria