Secretaria de Município da Educação
14/10/2022 14/10/2022 21h24m
Representantes da Prefeitura visitam projeto Recanto do Sol que atende estudantes do Município

Através de acordo de cooperação entre o Executivo, Ministério Público e Instituto Pedagógico Social Tabor, 16 alunos da rede municipal são atendidos no contraturno
O início da tarde desta sexta-feira (14) foi de muita alegria, dança e música para recepcionar os representantes da Prefeitura no Instituto Pedagógico Social Tabor (Centro de Referência Familiar Recanto do Sol - Cefasol), no Bairro Camobi. O prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e da assessora de Relações Interinstitucionais, Solange Souza, fizeram uma visita para formalizar o acordo de cooperação assinado em agosto deste ano entre o Executivo Municipal, Ministério Público e o Instituto. Atualmente, 16 alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos no contraturno.
No início da visita, a Irmã Mathilde Mang, diretora do Recanto do Sol, juntamente com a Irmã Claucelei Goulart, integrante do conselho provincial e responsável pelo Recanto do Sol, e a assistente social Flávia Deprá Ribeiro Netto, convidaram os representantes da Prefeitura para saborear o almoço com a participação das crianças assistidas, e também com a presença de visitantes nordestinos dos estados da Bahia, de Pernambuco e de Sergipe, que vieram para Santa Maria e estavam conhecendo o trabalho do Instituto. O almoço teve como cardápio risoto, cuca, saladas, galeto e sorvete de sobremesa.
Após, todos assistiram o momento cultural no pátio com os alunos que participam das oficinas de dança e música. Houve apresentação de danças tradicionais gaúchas como a Chimarrita, Quero Mana, Maçanico, Caranguejo, do Pezinho e Chula.
O prefeito Jorge Pozzobom fez uma saudação e pediu palmas para os visitantes nordestinos e fez um trocadilho:
“Se faz chuva, se faz vento, se faz sol, viva o Recanto do Sol. Eu fiz questão de estar aqui hoje porque educação é prioridade no nosso governo. Para oportunizar que mais crianças tenham educação de qualidade e que os pais possam trabalhar tranquilos porque têm onde deixar os filhos, já estamos com obras de creches em andamento nos bairros Diácono João Luiz Pozzobon, Nova Santa Marta e Medianeira. Em breve vamos abrir licitação para mais uma creche que será construída no Bairro Dom Antônio Reis. Assim, queremos oportunizar cerca de mil vagas para a educação infantil em Santa Maria. Governamos com responsabilidade para oferecer um melhor futuro as crianças. Obrigada pelo carinho”, disse o prefeito.
Na oportunidade, a secretária de Educação, Lúcia Madruga, ressaltou a importância desse acordo que oportuniza cuidado e educação aos estudantes do Município.
“É uma satisfação estarmos hoje aqui. Nossa caminhada com esse projeto é de longa data. Encontrei uma pessoa pública que é meu amigo, e o prefeito também nos deu um suporte forte no período de pandemia. Hoje marcamos a ampliação do atendimento à Rede Municipal de Ensino. Trabalhamos para formalizar este termo de cooperação, fortalecendo a equipe com os profissionais. Ficamos gratificados e sabemos que estamos dando suporte às famílias, para irem trabalhar todos os dias com tranquilidade, pois seus filhos estão bem cuidados”, destacou a secretária Lúcia.
Saiba mais
O Cefasol tem 14 anos e atende 130 crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de Santa Maria, e está localizado na Rua Angelin Bortoluzzi. O acordo de cooperação oferece serviços de proteção social básica e educacional para crianças e adolescentes com idade entre 6 a 14 anos, com intuito de fortalecer potencialidades, apoiar a aprendizagem, melhorar a qualidade de vida e facilitar a convivência familiar e social das famílias que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social das vilas do Bairro Camobi. A parceria foi firmada em agosto deste ano e terá continuidade até dezembro de 2023.
As crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, alunos de escolas municipais, foram cadastradas e frequentam o Cefasol, onde são oferecidas a elas algumas oficinas, tais como: dança, coral, percussão, violino, flauta, violão, viola, Educação Física, artesanato e apoio pedagógico, além de duas refeições em cada turno. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira no turno inverso ao da escola, cujo horário de funcionamento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
O apoio pedagógico é ministrado de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, com acompanhamento de uma pedagoga para auxiliar as crianças e adolescentes em suas dificuldades escolares. O apoio é de extrema importância para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. Também esse termo de cooperação disponibilizará por parte da prefeitura um professor de Educação Física para que seja ofertada para as crianças e adolescentes atividades esportivas. Essa parceria possibilitará a cedência de um funcionário para auxiliar na limpeza e higienização da instituição.
O projeto preconiza realizar oficinas com atividades diversas, com intuito de prevenir e promover cada vez mais a qualidade de vida e de saúde mental das crianças e suas famílias, afastando-as dos riscos existentes nas ruas, como por exemplo, o trabalho infantil e uso de substâncias psicoativas. Além disso, o objetivo também é o fortalecimento do vínculo entidade/crianças/família/comunidade e melhora no rendimento escolar, na socialização das crianças, nas oportunidades de articulação com a comunidade e criança e adolescentes com proteção integral.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria