SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE

Prefeitura promove a cultura da paz e o acolhimento no serviço público, em parceria com a FAPAS

05/11/2025 | atualizado às 09h37m


Iniciativa das secretarias de Transparência e Controle, de Saúde e de Gestão de Pessoas foca na mediação de conflitos e no autocuidado dos servidores para prevenir o desgaste e humanizar o atendimento

Promovendo o acolhimento e o bem-estar no serviço público, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Transparência e Controle (SMTC), da Secretaria de Saúde (SMS) e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e em parceria com a Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS), iniciou a implementação do projeto de extensão “Mediação e Práticas Restaurativas na Gestão Pública”. A iniciativa visa fortalecer a cultura da paz, o respeito mútuo e o acolhimento nas relações entre os servidores públicos e a comunidade, atuando diretamente na prevenção de conflitos.

O projeto surge como resposta a situações de desgaste e agressões verbais e físicas registradas em unidades de atendimento, especialmente na área da saúde. A proposta é oferecer ferramentas de mediação e autocomposição de conflitos como alternativas ou complementos aos processos administrativos tradicionais, focando no bem-estar do servidor.

“A modernização da gestão pública exige inovação. Este projeto é fundamental porque atua na raiz dos conflitos, oferecendo uma alternativa à simples punição administrativa. Ao investirmos no autocuidado do servidor e na comunicação assertiva, estamos prevenindo o adoecimento mental e o desgaste. Um servidor acolhido atende melhor o cidadão. Esta parceria com a Saúde e a FAPAS é um investimento na eficiência e na humanização do serviço público”, avalia o secretário de Transparência e Controle, Clairton Motta.

A equipe da UBS São Carlos, Bairro Urlândia, foi a primeira a ser contemplada com a atividade, que ocorreu em duas etapas: 1) uma oficina de Comunicação Assertiva, para melhorar a abordagem no atendimento, realizada na sexta-feira (31); e 2) Círculos de Construção de Paz e Autocuidado, focados na saúde mental dos profissionais que lidam com demandas intensas, feita na manhã desta terça-feira (4).

“Identificamos a necessidade desse trabalho em função de situações de agressões físicas e verbais que ocorreram em algumas unidades de saúde. Com esta proposta, buscamos minimizar e, idealmente, erradicar esses conflitos. Fortalecer a empatia e o respeito é a base deste projeto e uma responsabilidade de todos nós”, destaca o superintendente de Atenção Básica, Marlon Marinho.

“Este é um projeto de extensão do curso de Direito da FAPAS, onde nosso acadêmico Fernando buscou trazer o tema da mediação e gestão de conflitos. O foco especial é na comunicação assertiva para promover o autocuidado daqueles que trabalham cuidando de outras pessoas. A iniciativa busca fortalecer a autoestima e o bem-estar dos servidores, para que eles possam, então, promover ambientes saudáveis e harmônicos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Os servidores que participaram da atividade expressaram gratidão após a realização, bem como o desejo de mais espaços de escuta e cuidado”, explica a professora Isabel Cristina Martins Silva, acompanhada do acadêmico de direito Fernando Stocho.

 

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens