Educação Fiscal

Ano de ínicio e objetivo de cada projeto da Educação Fiscal

 

Nome do Projeto e Ano de Criação Objetivo do Projeto Logo do Projeto

Palestras

2002

O Projeto Pedagógico Palestras foi o primeiro criado em 2002 e foi implementado e desenvolvido ao longo dos 20 anos do PMEF, tem por finalidade levar informação e conhecimento, para servidores públicos e privados, comunidade escolar, bem como  professores e estudantes  das escolas públicas e particulares de Santa Maria e da região da AMCentro.

Oficinas Pedagógicas

2003

As Oficinas Pedagógicas têm o objetivo de contribuir com a formação continuada dos professores e estudantes, nas escolas da rede pública e privada, e para servidores públicos, órgãos públicos e privados de Santa Maria, assim como em outras cidades do estado.

Festival Cid Legal Canta e Dança

2006

O Festival Cid Legal Canta e Dança objetiva promover a integração da arte e o exercício da cidadania, valorizando a dança, a poesia e a paródia como representação do processo de construção do conhecimento pelos estudantes/artistas das escolas da rede de ensino, pública e/ou privada de SM.

Caderno Pedagógico

2006

Os cadernos pedagógicos são recursos importantes, criados a partir de atividades desenvolvidas pelos professores e colocados à disposição na página do PMEF, para que possam contribuir no processo de ensino aprendizagem. O material divulgado nos cadernos visa valorizar e divulgar o trabalho dos professores nas diferentes áreas do conhecimento.

Informativo Educação Fiscal

2006

O Informativo Cid Legal tem por objetivo informar e esclarecer ao leitor como realizamos nosso trabalho no Programa Municipal de Educação Fiscal divulgando as atividades realizadas com o tema Educação Fiscal Também é um instrumento de valorização e divulgação do trabalho dos professores.

Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena

2008

O Festival de Teatro Educação Fiscal em Cena visa estimular a produção teatral e a sua utilização como recurso pedagógico, bem como, conscientizar os jovens estudantes e a comunidade escolar em geral por meio da linguagem teatral da importância da função social do tributo.

Na Linha da Cidadania

2010

Educação Fiscal na Linha da Cidadania tem por objetivos promover o intercâmbio cultural, descobrir e valorizar novos talentos,incentivar o desenvolvimento cultural e a busca de novas linguagens artísticas, estimular as potencialidades dos educandos, no que se refere à capacidade de expressar uma opinião crítica sobre o tema Educação Fiscal.

Jogos Pedagógicos

2010

O projeto Jogos Pedagógicos têm por finalidade a utilização dos jogos como recurso, pois eles são capazes de promover o processo criativo, a concentração, o raciocínio lógico e a ludicidade,  estimulando o interesse dos estudantes no processo de construção do conhecimento.

Jogos Pedagógicos:   Olimpíadas da Educação Fiscal

2010

As Olimpíadas da Educação Fiscal tem por objetivo promover a integração, o trabalho em equipe, o respeito às regras e a cooperação entre os estudantes das diversas instituições de ensino de Santa Maria, motivando por meio de atividades integrativas, lúdicas e desportivas a importância dos temas e ações desenvolvidas pelo PMEF.

Jogos Pedagógicos:   Jogos do Tabuleiro e/ou Digital

2012

Os jogos pedagógicos da Educação Fiscal busca inserir o tema nos jogos didáticos de tabuleiro que são capazes de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a motivação e o interesse dos alunos em aulas das diferentes modalidades e níveis de ensino. Também favorece a concentração,o  raciocínio e o entendimento de conteúdos, sendo uma alternativa viável e eficaz que, além de alcançar os objetivos esperados, podem também tornar as aulas mais atrativas e estimulantes.

Jogos Pedagógicos: Gincana Educação Fiscal

2022

A Gincana Educação fiscal tem como objetivo implementar o tema transversal e integrador “Educação Fiscal” com o propósito de valorizar as atividades, que contemplem a cidadania e a ética, subsidiados pela interdisciplinaridade nas atividades realizadas por professores e estudantes no processo de construção do conhecimento.

Estudante Cidadão

2011

O projeto Estudante cidadão tem como objetivo promover ações dos estudantes  de forma proativa, nas escolas e na comunidade, tendo compromisso com a construção de uma sociedade ética, assim como a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira, proporcionando situações em que os estudantes, representando os interesses da escola e da comunidade, apresentam sugestões para solucionar importantes questões da comunidade escolar, sensibilizando professores, funcionários e pais, bem como podendo apresentar sugestões para o suas demandas junto ao executivo e ao legislativo.

Concurso de Curta-Metragem Luz, Câmera e Educação Fiscal

2013

O Concurso de Curta-Metragem Luz, Câmera e Educação Fiscal visa à seleção de obras audiovisuais de curta-metragem que versem sobre o tema Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos, e tem como parceira a Receita Federal do Brasil.

Varal da Cidadania

2014

O Projeto Pedagógico: Varal da Cidadania tem por objetivo conscientizar a comunidade por meio de ações pedagógicas que são realizadas nas escolas das escolas municipais de Santa Maria - através dos professores, estudantes, funcionários, familiares e comunidades em geral da importância do conhecimento sobre a função social do tributo no contexto social.

Seminário Regional e Nacional de Educação Fiscal

2015

O Seminário Regional e Nacional de Educação Fiscal tem o objetivo de compartilhar informações e conhecimentos com os palestrantes, equipe do Programa de Educação Fiscal, professores e estudantes, utilizando diferentes recursos, por meio da linguagem oral, imagens, vídeos etc.

Mostra de Trabalhos de Educação Fiscal

2017

A Mostra de Trabalhos de Educação Fiscal objetiva compartilhar com toda comunidade escolar um pouco do processo vivenciado pelos estudantes e professores nas atividades realizadas ao longo do ano; o evento se transforma em um grande espaço de exposição dos projetos desenvolvidos com o tema transversal e integrador “Educação Fiscal”.

Educação Fiscal em Pauta

2018

A Educação Fiscal em Pauta busca divulgar as atividades das Instituições de Ensino da Educação Básica e Superior e das Entidades Filantrópicas de Santa Maria-RS, sempre fazendo link com o tema Educação Fiscal.

Prêmio Municipal de Educação Fiscal

2019

O objetivo do Prêmio Municipal de Educação Fiscal é implementar o tema transversal e integrador “Educação Fiscal”, com o propósito de valorizar as atividades que contemplem a cidadania e a ética, subsidiados pela interdisciplinaridade nas atividades realizadas por professores e alunos no processo de construção do conhecimento.

Concurso Teoria à Prática

2020

O Concurso Teoria à Prática objetiva valorizar o trabalho dos docentes, de modo a engendrar o tema transversal e integrador “Educação Fiscal”, as atividades que contemplem a cidadania a ética ao processo de construção do conhecimento para além da sala de aula, possibilitando e incentivando a divulgação dos seus trabalhos às demais instituições de ensino da cidade de Santa Maria

Curso Peça Nota: Abrace sua Cidade! Pequenos Gestos, Grandes Ações

2020

Curso Peça Nota: Abrace sua Cidade! Pequenos Gestos, Grandes Ações tem a finalidade de implementar, de forma integral, o tema da Educação Fiscal nas diferentes comunidades de sua cidade. O curso busca valorizar as atividades que contemplem atitudes cidadãs, em espaços educativos, públicos e privados incentivando toda comunidade a abraçar solidariamente a sua cidade no trabalho conjunto, ao realizar o cadastro nas campanhas que incentivam a emissão de Notas Fiscais com CPF na compra de qualquer produto ou serviço.

Sala de Aula na Palma da Mão

2021

O Projeto Sala de Aula na Palma da Mão foi executado nas EMEFs e tem por objetivo implementar o acesso à informação,  auxiliar na construção do conhecimento e valorizar as atividades que contemplem atitudes cidadãs, extrapolando o espaço escolar, incentivando toda comunidade a abraçar solidariamente a sua escola, seus estudantes e professores no trabalho conjunto com o Programa Municipal de Educação Fiscal

Concurso Educação Fiscal Kids em Vídeo

2021

O Concurso Educação Fiscal Kids em Vídeo visa implementar, de forma integral, o tema da Educação Fiscal na comunidade de Santa Maria através das escolas; incentivar o professor e seus estudantes a utilizar e criar recursos didáticos no audiovisual (vídeo) destacando a importância da nota fiscal com CPF na compra de qualquer produto ou serviço.

Concurso Imposto Solidário no Audiovisual

2021

O Concurso Imposto Solidário no Audiovisual visa levar o conhecimento sobre a campanha de destinação do Imposto de Renda devido para um número maior de contribuintes aos conselhos municipais do idoso (Comid) e da criança e do adolecente (CMDCA), por meio das mídias digitais.

Concurso Peça Nota no Audiovisual

2021

O Concurso Peça Nota Santa Maria no Audiovisual objetiva levar o conhecimento sobre a campanha de incentivo  à emissão de notas fiscais com CPF na compra de serviços (ISSQN) Peça Nota Santa Maria para um número maior de contribuintes, através das mídias digitais.

Concurso Nota Fiscal Gaúcha no Audiovisual

2022

O Concurso Nota Fiscal Gaúcha no Audiovisual tem por finalidade levar o conhecimento sobre a campanha de incentivo  à emissão de notas fiscais com CPF na compra de qualquer produto (ICMS) para um número maior de contribuintes, através das mídias digitais.

PROGERCI   Projeto Gestão da Propriedade Rural para a Cidadania

2022

O PROGERCI visa promover formação continuada voltada à gestão da propriedade rural; oportunizar o acesso à informação quanto à captação de recurso e a sua importância para o contexto social/rural; estimular, mediante transferência de recursos técnicos através de materiais impressos e digitais, melhores condições de trabalho e captação de recursos para o trabalhador/gestor de propriedades na zona rural.