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21/03/2019
UPA 24 horas completa 7 anos de parceria com a Prefeitura de Santa Maria
Unidade porte III é administrada pela Sefas em convênio com o Município
A Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas de Santa Maria completa, nesta quinta-feira (21), 7 anos de funcionamento em Santa Maria. A UPA é administrada pela Sefas por meio de um convênio com a Prefeitura, funcionando num prédio anexo à Casa de Saúde desde 2012. É a primeira UPA porte III do Rio Grande do Sul e está entre as que prestam o maior número de atendimentos por dia no Estado. A UPA é habilitada e qualificada pelo Ministério da Saúde, ou seja, atinge todos os objetivos de eficiência e qualidade determinados para unidades desse porte.
A UPA é fundamental para o atendimento de saúde em Santa Maria e região, uma vez que cumpre uma tarefa muito importante, que é o atendimento de urgência, fazendo articulações com a rede municipal de saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais de referência, como a Casa de Saúde e o HUSM, em Santa Maria, Santa Casa, em Porto Alegre e Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta, entre outros.
“Durante esses anos, a Secretaria da Saúde tem sido grande parceira e somos muito gratos pelo serviço de qualidade prestado para a população. Agora, temos de olhar para o futuro e fortalecer ainda mais esses laços para termos uma abrangência maior dos serviços de saúde”, afirma o secretário da Saúde, Francisco Harrisson.
O local conta com 12 leitos de observação adulto, dois de isolamento, quatro pediátricos e quatro de emergência, além de seis médicos por turno. Para melhor atender quem procura a unidade, além dos serviços médicos para adultos e crianças, desde junho de 2018, a UPA oferece plantão 24h para casos de urgências e emergências odontológicas. Referência em atendimentos de urgência e emergência, a UPA atende, em média, cerca de 10 mil pacientes por mês (confira dados abaixo).
Quem chega ao local passa por uma triagem e, conforme a avaliação e grau de risco dos sintomas apresentados, é atendido de acordo com a gravidade. Os casos mais graves correspondem a 35% do total de atendimentos, a maioria com problemas cardiológicos e neurológicos. Em torno de 60%, enquadram-se em riscos menores, e muitos poderiam ser tratados nas unidades básicas.
“Estamos trabalhando de forma permanente para manter a qualidade, bem como os casos complexos. Ao longo do tempo, percebemos não só um fluxo constante de pessoas em busca de nossos serviços como também os casos que chegam aqui estão cada vez mais complexos”, avalia Gabriel Gausmann Oliveira, coordenador administrativo da UPA.
Para manter essa qualidade na prestação do serviço, a administração da UPA realizou uma série de benfeitorias nos últimos sete anos, como a implantação de um sistema gerencial informatizado (ERP), Raio X digitalizado, capacitação permanente dos funcionários, entre outras. A diretoria da UPA, que esteve à frente da unidade desde a implantação, ressalta a importância da participação do Município para manter os serviços, sempre repassando valores em dia mesmo quando atrasou o repasse de recursos de outros órgãos públicos.
“A UPA ampliou os serviços de Saúde em Santa Maria. Entendo que há um grande esforço da Prefeitura para manter o serviço com as características com as quais foi criado, pois sabemos que há municípios que até hoje não conseguiram abrir as portas. Além disso, há um trabalho conjunto com os técnicos da Secretaria de Saúde do município no sentido de estar sempre buscando melhorias técnicas. É um serviço que se firmou em Santa Maria. Isso merece parabéns”, afirma a diretora da Casa de Saúde, irmã Ubaldina Souza e Silva, que foi presidente da Sefas por quase 20 anos e hoje é diretora-secretária da entidade e diretora dos hospitais Casa de Saúde e São Francisco de Assis.
Sobre a UPA
- Dados Gerais: funciona desde 2012, sendo administrada pela Sefas por meio de um convênio com a Prefeitura. Funciona em um prédio anexo à Casa de Saúde, sendo a primeira UPA porte III do Rio Grande do Sul e prestando o maior número de atendimentos por dia no Estado
- Número de funcionários: mais de 100, variando de acordo com a carga horária
- Número de atendimentos: cerca de 22 mil por mês, entre exames laboratoriais e radiológicos, consultas em geral e odontológicos
- Estrutura: 12 leitos de observação adulto, 4 leitos de observação infantil, 4 leitos de emergência e 2 de isolamento
- Tipos de procedimentos: atendimentos de urgência e emergência. Conforme a classificação de risco, é dado o primeiro atendimento no local e, quando necessário, encaminhado para hospitais de referência. Além da parte médica adulta e infantil, também é prestado o serviço de urgência e emergência odontológico.
Texto: Tempórea Comunicação e Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Arquivo / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria