Notícias
02/02/2021 03/02/2021 06h32m
Operação conjunta possibilita transferência de pacientes clínicos de Manaus para Santa Maria
Com apoio da Prefeitura, grupo chegou na noite desta terça-feira (2) e já se encontra em ala isolada do Hospital Regional
Por meio de uma iniciativa de ajuda humanitária, Santa Maria recebeu 15 pacientes vindos de Manaus, capital do Amazonas, que já estão em atendimento para Covid-19 em leitos clínicos do Hospital Regional. A chegada ocorreu no começo na noite desta terça-feira (2) em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), via Aeroporto Municipal, atendendo a todas as recomendações de segurança para evitar contágio. Uma frota de 17 ambulâncias das redes pública e privada, acompanhada de batedores, foi responsável pela transferência dos oito homens e das sete mulheres, uma exitosa operação conjunta entre instituições civis e militares para a garantia da preservação de vidas. A Prefeitura de Santa Maria deu todo o apoio na operação.
“Estamos tendo a oportunidade de devolver todo o amor e o carinho que o país teve com Santa Maria quando passamos pela Kiss, há oito anos. Agora, de forma extremamente organizada, estamos garantindo atendimento aos pacientes de Manaus sem descuidar daqueles que seguem em tratamento em Santa Maria e região. Agradecemos aos trabalhadores da saúde pela ajuda imediata”, reforçou o prefeito Jorge Pozzobom, presente na operação de chegada dos pacientes.
Antes da operação de transferência, foi realizado encontro de organização dos veículos no Hospital Regional. A frota de ambulâncias de suportes avançado e básico, além de demais integrantes do comboio, participaram da ação integrada: Prefeitura de Santa Maria, por meio da secretaria de Saúde e do Aeroporto Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Biosanté, Unimed, 3ª Divisão de Exército (3ª DE) e Ala-4. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), a Guarda Municipal, a Brigada Militar, o Comando Rodoviário da Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal foram os responsáveis pela escolta.
“Agradecemos por esta união de esforços em nome da vida das pessoas. Todas as medidas de segurança estão sendo tomadas pelos trabalhadores envolvidos por meio de uma coordenação conjunta. Nossa rede hospitalar segue preparada para a proteção de todos os pacientes”, explicou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
Uma vez em solo local, os pacientes manauaras foram encaminhados ao Hospital Regional. Eles passaram por nova triagem ao pousar, realizada pelo Departamento de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, e foram imediatamente encaminhados para a área isolada no hospital conforme medidas de biossegurança. Toda a ação integrada ocorreu de forma organizada.
A ação também foi acompanhada pela secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, o chefe do Estado-Maior da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), coronel Souza Júnior, e o comandante da Ala-4, coronel aviador Wilson Paulo Corrêa Marques.
Colapso no Norte do país
Este é o quarto grupo de pacientes do Norte do país que chega ao Rio Grande do Sul para atendimento clínico em função de um colapso da saúde naquela região. O pedido de transferência, encaminhado pelo Ministério da Saúde, foi aceito pela Secretaria Estadual da Saúde, com aval do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems).
A chegada dos pacientes de fora do Estado não impacta no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado na região de Santa Maria. O Estado conta com mais de 5 mil leitos clínicos para pacientes com menor gravidade. A disponibilidade de leitos permitiu ao Estado, com a colaboração de hospitais públicos e da Prefeitura de Santa Maria, receber os enfermos de locais que apresentam colapso no sistema de saúde pública, como Manaus.
A variante do vírus que causa a Covid-19 e circula pelos Estados do Norte já foi notificada no Rio Grande do Sul. Conforme o Departamento de Regulação do RS, não há como conter a entrada desta cepa do vírus, mas o menor risco que se corre é pela chegada destes pacientes. Eles vêm absolutamente isolados, toda a equipe de bordo estará paramentada e seguirá normas rígidas, permanecendo em isolamento dentro do hospital.
Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria