Notícias
21/09/2021 21/09/2021 15h28m
Rotatória da Avenida João Luiz Pozzobon é cenário de nova simulação de acidente de trânsito
Ação, realizada na manhã desta terça-feira (21), integra o cronograma de atividades da Semana Nacional do Trânsito no Município
A cena de mais um grave acidente chamou a atenção de motoristas e pedestres que circularam próximos à rotatória entre as avenidas João Luiz Pozzobon e Dores, no Bairro Km 3, na manhã desta terça-feira (21). A simulação, envolvendo um veículo e uma motocicleta, fez parte do cronograma da Semana Nacional do Trânsito, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.
“Estas simulações servem como alerta para a população. O trânsito é importante para o desenvolvimento de qualquer município, mas pode ser muito traiçoeiro. Esta semana, voltada principalmente ao cuidado e à atenção ao trânsito, é mais um momento para refletirmos nosso papel como cidadãos, como pedestres e motoristas, com deveres e direitos. Seguimos com o nosso objetivo que é cuida da vida e levar às pessoas a mensagem de valorização e preservação daqueles que estão juntos conosco”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
A Semana Nacional do Trânsito teve início no último dia 18 e seguirá até o próximo dia 25 com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A primeira simulação de acidente, que marcou o início do cronograma de atividades, foi realizada na sexta-feira (17), na Avenida Hélvio Basso. Assim como na última semana, a simulação chamou a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo local, além dos moradores do entorno. A cena foi montada com o objetivo de demonstrar a gravidade e, muitas vezes, a realidade da violência, da imprudência e da fatalidade registrada no trânsito diariamente. Durante a simulação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização.
A atividade contou com os servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana, agentes Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A simulação também teve a participação do secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, da coordenadora do Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e da coordenadora da Educação para o Trânsito, Ivanez de Deus.
Programação
A Semana Nacional do Trânsito tem por objetivo conscientizar os cidadãos quanto ao seu papel no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou motorista. Durante esta semana, outras ações educativas serão realizadas. Até 25 de setembro, quando ocorre o encerramento da programação com a Balada Segura, órgãos de segurança que são parceiros da campanha atuarão nas ações. Estão previstas distribuição de material e blitze educativas envolvendo todos os participantes do trânsito; repasse de informações sobre a relação direção X celular, ultrapassagens, velocidade X vida e segurança na faixa de pedestres.
Como parte do cronograma da semana, no sábado (18), das 15h às 18h, foi realizada uma atividade educativa com a presença de diversas crianças, que se divertiram e também aprenderam a importância e o respeito que cada um deve ter no trânsito, com a Escolinha Móvel de Trânsito da Brigada Militar, na Praça Marechal Osvino Ferreira Alves, no Bairro Nonoai.
A iniciativa da Semana Nacional do Trânsito se soma à Campanha Municipal Permanente de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa” e às ações da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A Campanha Municipal de Segurança no Trânsito tem como objetivo realizar todos os meses ações educativas junto a motoristas e pedestres, para chamar a atenção da população em relação aos cuidados para que sejam evitados os acidentes de trânsito. Já a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas atende ao que determina a Lei Municipal 5.319/2010.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria