Inicial > Notícias > Prefeitura recebe confirmação do Estado para...

Notícias

15/02/2022 16/02/2022 11h01m

Prefeitura recebe confirmação do Estado para instalar Centro de Referência de Atendimento à Mulher


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Executivo Municipal passa a integrar o projeto “Rede de Proteção da Mulher RS”

A Prefeitura recebeu confirmação do governo do Estado para a implementação de um Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria. Assim, o Município vai integrar a edição de 2022 do projeto “Rede de Proteção da Mulher RS”, do Executivo estadual. A ideia é que, no Centro de Referência, as atendidas encontrem auxílio em atendimento jurídico, psicossocial e de saúde. 

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Jorge Pozzobom se reuniu com secretários de Município e outros representantes da gestão para começar a organizar a instalação do Centro de Referência. A ideia é inaugurar o local em março, durante o Mês da Mulher.

“O objetivo deste trabalho é o acolhimento de mulheres que passam por situações difíceis e que precisam de suporte, de apoio. Com todas as entidades participantes do projeto, vamos montar um plano de trabalho, que será feito a partir de construção coletiva. Isso, para garantirmos atendimento interdisciplinar para estas mulheres”, pontua Pozzobom.

O Centro de Referência foi solicitado pelo chefe do Executivo Municipal ao Estado, por meio da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em julho de 2021. E, agora, o Município recebe aval para seguir com o projeto. A aprovação de Santa Maria à Rede de Proteção da Mulher RS está diretamente ligada ao fato de a cidade contar com instituições e demais serviços consolidados, como a Patrulha Maria da Penha, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a casa de acolhimento e outros equipamentos.

O Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência em Santa Maria é composto pela Prefeitura, por meio do Gabinete do Prefeito, da Controladoria Geral do Município e das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. Também integram o projeto o Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/RS, que organiza a campanha Santa Maria 50-50 – com foco na igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas –, e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

A partir da aprovação, Santa Maria inicia o processo de conveniamento na edição 2022 da Rede de Proteção da Mulher RS com o envio de documentação ao governo estadual. Dentre eles estão o Plano de Trabalho e Termo de Referência de Orçamento, já que o Estado investe recursos no Município a partir do projeto.

Participaram da reunião desta terça os secretários de Saúde, Guilherme Ribas, de Desenvolvimento Social, João Chaves, de Comunicação, Ramiro Guimarães, a controladora Geral do Município, Carolina Lisowski, e o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima. Nesta quarta-feira (16), o prefeito recebe representantes do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres para dar continuidade na elaboração do Plano de Trabalho.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial