Notícias
16/03/2022
Trecho em obras da Presidente Vargas recebe nova sinalização viária na tarde desta quarta-feira (16)
Local segue com bloqueio e desvios até a conclusão das melhorias
O trecho da Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, que passa por obra emergencial está na fase final. Na tarde desta quarta-feira (16), a empresa responsável pelos serviços, a Brita Pinhal, trabalhou na pintura da nova sinalização viária. No sábado (12), foi colocada a segunda camada de pavimentação asfáltica na via.
O muro e a calçada estão prontos. Mas, para que a obra seja finalizada, ainda serão necessárias outras melhorias, e a limpeza do canteiro de obras que deve ocorrer nos próximos dias. Após concluídos os ajustes, a previsão é que o trecho restabelecido seja liberado para o tráfego de veículos. Por enquanto, o local segue com bloqueio e desvios (informações abaixo).
A obra
O buraco na Avenida Presidente Vargas surgiu quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em setembro de 2021, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro. Pela gravidade do problema e para reforçar a estrutura no local, foi feita a colocação da estrutura de gabiões. Após, teve início a recuperação da calçada, do muro e de parte da via. O investimento na obra é de R$ 942.785,99, com recursos próprios do Município, e a empresa contratada para executar a obra é a Brita Pinhal.
Bloqueio e desvios no trânsito
O trecho permanece com bloqueio e está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo. Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.
Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes. Ainda, o trânsito no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá está liberado apenas para a parte comercial e para o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e à Faculdade Palotina (Fapas), assim como a entrada e a saída das residências do local.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria