Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria e administradora...

Notícias

02/06/2022 03/06/2022 10h21m

Prefeitura de Santa Maria e administradora judicial realizam vistoria no Clube Caixeiral


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Prédio histórico está interditado devido à queda parcial do telhado. Município se mobiliza para solucionar a situação e evitar o colapso da estrutura, que é privada 

A Prefeitura de Santa Maria e a Feversani, Pauli e Santos, administradora judicial do Clube Caixeiral, fizeram uma vistoria técnica no local na manhã desta quinta-feira (2). O prédio, no Bairro Centro, está interditado. Parte do telhado – aproximadamente a metade – começou a desabar em 2018. 

Preocupado com a segurança de quem transita próximo ao clube e com a recuperação do patrimônio histórico, o Município ajuizou uma ação contra a instituição para que providências fossem tomadas quanto à estrutura do prédio. Entretanto, devido à alegação de que o Caixeiral não dispõe de receita para custear quaisquer intervenções, a Prefeitura se dispôs a auxiliar a administradora. 

“Vamos trabalhar em duas frentes. Uma delas diz respeito à estrutura do prédio, e outra, à segurança”, afirmou o secretário municipal de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes, que participou da vistoria. 

DEFINIÇÕES 

O engenheiro civil e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Sarkis foi convidado para elaborar o laudo estrutural em conjunto com a equipe da Prefeitura por conta do seu notório saber na área. O documento apontará o que deve ser feito no prédio para amenizar os riscos de colapso da estrutura. A Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos designou Luiz Fernando Vieira, profissional com larga atuação em engenharia de segurança, para trabalhar no assunto. 

Por enquanto, é possível adiantar as medidas emergenciais e preventivas. A Prefeitura providenciará, em breve, o isolamento com tapumes de parte da calçada ao lado do Caixeiral, na Rua Alberto Pasqualini. Além disso, o Executivo Municipal buscará uma empresa que realize o escoramento correto do telhado. Posteriormente, o que resta da cobertura deverá ser removido. 

De acordo com o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, ficou acordado em audiência judicial que a Prefeitura será ressarcida pelos investimentos feitos agora em virtude da falta de verbas do Caixeiral. Sócio da administradora judicial, o advogado Guilherme Santos explicou que a receita que o clube possui, fruto de aluguéis de espaços no entorno do prédio, é totalmente consumida pela folha salarial de cinco funcionários da instituição. 

Também participaram da vistoria, que analisou, inclusive, as dependências internas da edificação, o prefeito Jorge Pozzobom, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Eduardo Mielke, o diretor do Iplan, Fábio Prado Lima, a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, e a superintendente administrativa da Prefeitura, Jose Aline Munhoz Walter. 

Inaugurado em 1926, o prédio do Clube Caixeiral Santamariense é tombado como patrimônio histórico do Município.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial