Inicial > Notícias > Mais de 15 mudas de espécies...

Notícias

29/08/2022

Mais de 15 mudas de espécies nativas serão replantadas com a revitalização da Praça Roque Gonzales


Objetivo é que o espaço público siga arborizado, mas com espécies que não comprometam futuramente a nova estrutura

Tornar um dos principais espaços de lazer do Centro de Santa Maria ainda mais atrativo para a população é o principal objetivo da revitalização da Praça Roque Gonzales. As obras, entre as ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio, já tiveram início e, para isso, fez-se necessária a supressão de espécies naquele local. Com autorização da Secretaria de Meio Ambiente e análise técnica de biólogo e engenheiro florestal, o trabalho teve início na última semana.

Conforme o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, serão feitas as reposições que já estão previstas no projeto da revitalização.

“Serão replantadas, no local, mais de 15 mudas de árvores de espécies nativas. É uma praça bastante arborizada, o que nos permite refazer o projeto de arborização. As que foram suprimidas eram espécies exóticas e que estavam com a estrutura bem comprometida, com poucas folhas”, explica.

Segundo o parecer do corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente, a supressão foi autorizada porque as árvores apresentavam estado fitossanitário ruim ou eram espécies não indicadas ao plantio de arborização pública, sendo espécies exóticas invasoras. Pelo documento, ficam como condições para a supressão o replantio e a destinação adequada dos resíduos.

No local, o trabalho seguirá pelos próximos dias. Os galhos são recolhidos e triturados no mesmo local, o que diminui custos de combustível e desgaste do caminhão que faz o transporte desses resíduos. Uma carga de galhos triturados equivale a quatro caminhões de galharia. Os resíduos triturados servem de adubo orgânico para novos plantios após a decompostagem.

Serviços

Os trabalhos que envolvem a revitalização da Praça Roque Gonzales tiveram início no final do mês de julho, quando os brinquedos do local foram retirados e reinstalados na Praça do Mallet. Além disso, toda a areia da pracinha já foi removida. 

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e das empresas Unicred Ponto Capital, Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo e Unimed Santa Maria. Por meio do programa Santa Maria de Todos Nós, essas empresas fizeram a adoção da Praça. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de novos brinquedos, acessibilidade, academia, iluminação e uma nova casa para os taxistas, além de uma passarela coberta.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial