Notícias
13/09/2022
Solenidade realizada pela Prefeitura e 13ª RT marca o começo dos Festejos Farroupilhas 2022
Chama Crioula foi distribuída para entidades tradicionalistas e ficará acesa até 20 de setembro, Dia do Gaúcho
A manhã nublada desta terça-feira (13) foi aquecida pela Chama Crioula e o início dos festejos da Semana Farroupilha 2022, durante a solenidade realizada na sede da 13ª Região Tradicionalista (RT), na Avenida Itaimbé, no Centro. Autoridades civis, militares e tradicionalistas estiveram presentes no ato que teve como cerimonialista a agregada das falas da 13ª RT, Ana Feltrin.
A solenidade teve início com o Hino Nacional Brasileiro, sob os acordes da Banda de Música da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas). Após, o Arcebispo Emérito de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, procedeu a bênção da chama crioula.
Durante a solenidade, tropeiros e autoridades foram homenageados e receberam a réplica do lenço usado pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Benjamin Feltrin Netto, que, na década de 60, adotou Santa Maria como querência. No ato, ele foi representado pela esposa, Maria Lili, e por Caroline Staggemeier, uma das santa-marienses a levar o nome de Santa Maria para a Expointer e proprietária da Recuerdo Design, responsável pela confecção dos lenços.
O prefeito Jorge Pozzobom estava radiante, saudou a todos e agradeceu a presença de dona Maria.
“Agora, além do lenço do seu Feltrin, temos a Ana Feltrin trabalhando no nosso gabinete. Este é um momento de externar o nosso orgulho pela tradição. A turma da comissão organizadora dos festejos comemorativos ao Bicentenário da Independência do Brasil e da Semana Farroupilha 2022 trabalha há mais de três meses para que estejamos aqui hoje. Para que a tradição gaúcha seja mantida, queremos fazer um trabalho conjunto com a Câmara de Vereadores para fortalecer isso nas escolas. Como todos sabem, sempre no dia 20, uso a pilcha e me visto de gaúcho. Hoje, estamos abrindo a Semana Farroupilha, mas comemoramos a tradição o ano inteiro. No dia 7, o desfile foi uma grande festa mostrando que Santa Maria serve de modelo a toda terra. Agora, depois de dois anos, é nosso dever e orgulho lotar a Avenida Medianeira no próximo dia 20. Um quebra-costela a todos”, externou o prefeito Jorge Pozzobom que, mesmo em férias, fez questão de prestigiar esta importante festividade.
Emocionado pelo retorno das atividades tradicionalistas, o coordenador da 13ª RT, Junior Pozzobon, cumprimentou e convidou os presentes para aproveitarem os festejos farroupilhas nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).
“Fala-se muito em fomentação da cultura. Então, para não acharmos o tradicionalismo somente em livros, resolvemos homenagear os jovens nesta Semana Farroupilha. Sou um piá diante de tantos coordenadores que já passaram aqui pela 13ª RT, mas me sinto muito lisonjeado em estar à frente da entidade. O desfile de 7 de setembro foi de arrepiar o pelo. Dia 20 teremos o desfile e maior festejo farroupilha da nossa cidade”, lembrou o coordenador Junior Pozzobon.
A Comissão Executiva dos Festejos Farroupilhas prestou homenagem ao Ponche Verde CTG pelos 70 anos de fundação. A entidade é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul e foi palco do 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1954. Os representantes do Ponche Verde CTG recebam a centelha da Chama Crioula das mãos do coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Junior Pozzobon, do prefeito, Jorge Pozzobom, e do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira.
A chama crioula também foi entregue aos representantes das seguintes entidades tradicionalistas que participaram da solenidade: Estância do Minuano; CTG Sentinela da Querência; CTG Estância do Jarau; DTG Querência das Dores; CTG Noite de Ronda. As entidades tradicionalistas que não puderam buscar a chama poderão fazer mediante agendamento, junto à secretaria da 13ª RT.
Para encerrar a solenidade, a Banda das Esfas tocou os acordes do Hino Riograndense e os presentes cantaram de mãos dadas.
Prestigiaram o ato de início dos Festejos Farroupilhas: o chefe de Gabinete, Alexandre Lima; secretária de Cultura, Rose Carneiro; chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson Costa Nunes. Representando as autoridades militares estavam: o coronel e comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Central da Brigada Militar, Cleberson Braida Bastianello; representando a Esfas, o tenente Sidnei, e o sargento e regente da Banda, Jussiê Christofoli Ferreira; o 4º Batalhão de Bombeiro Militar foi representado pela capitã Aita. Também estavam presentes: o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luiz Egress; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Rabelo; vice-presidente de Cavalgadas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Ildo Wagner; e o ex-presidente do MTG, Erival Bertolini.
FESTEJOS FARROUPILHAS
Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande terra de muitas Terras”, os festejos farroupilhas se iniciam com a geração e distribuição da Chama Crioula na cidade de Canguçu em 12 e 13 de agosto, respectivamente. De lá, a chama crioula foi conduzida a pata de cavalos por integrantes do departamento de Cavalgadas Tropeiros do Coração do Rio Grande da 13ª RT até Santa Maria, perfazendo um total de 320 Km, chegando na cidade Coração do Rio Grande no dia 25 de agosto.
A Chama Crioula ficará sob guarda da 13ª RT até 20 de setembro, quando será deslocada para a Avenida Nossa Senhora Medianeira para o Desfile Tradicionalista. Durante a Semana Farroupilha haverá diversas atrações alusivas à data como Ronda da Chama Crioula na Sede da Região, Cavalgada da Integração, na EMEF José Paim de Oliveira, Mateada das Escolas do Campo, na EMEF João da Maia Braga, com dias e horários a definir.
Em 20 de setembro, ocorre o desfile temático-tradicionalista, a partir das 8h com o hasteamento das bandeiras e logo em seguida início do desfile. Ao término, será feita a extinção da Chama Crioula.
No dia 28 de setembro, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, será realizada a entrega do Troféu Sepé Tiaraju para a entidade tradicionalista primeira colocada no desfile do dia do Gaúcho.
Os homenageados dos Festejos Farroupilhas 2022 são:
PATRONO LOCAL: Renato Piveta
HOMENAGEADO LOCAL: Alberi Pereira da Silva (in memorian)
DESTAQUES LOCAIS:
- 3º Peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul: Matheus Sachett (CTG Sentinela da Querência)
- 2º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul: Matheus Rodrigues (CTG Sentinela da Querência)
PATRONO ESTADUAL: Adair de Freitas
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria