Notícias
28/06/2023 28/06/2023 10h43m
Mantido pela Prefeitura, Ambulatório Transcender tem 140 usuários em atendimento
Espaço, que funciona junto ao Ambulatório Municipal de Saúde Mental, oferece acompanhamento clínico, psicológico, psiquiátrico
Desde outubro de 2021, o Município oferta para pessoas LGBTQIAPN+, o Ambulatório Transcender. O espaço, atualmente, conta com 140 usuários em atendimento. No primeiro quadrimestre deste ano houve 35 novos acolhimentos. No Ambulatório, também ocorre o encontro de grupos temáticos de acolhimento (adolescentes, arteterapia, adultos, afirmação de gênero), além dos atendimentos individuais. O Transcender fica na Rua dos Andradas, 1.397, sala 102, junto ao Ambulatório Municipal de Saúde Mental.
Segundo o coordenador Paulo Horvath, o local segue com o atendimento globalizado e acompanhamento clínico, psicológico, psiquiátrico, odontológico (em parceria com o Programa Sorria Santa Maria), elaboração de currículos para emprego (em parceria com a empresa de gestão de pessoas Efeito Mais), além de cursos de formação com as equipes diretivas das escolas municipais e estaduais e equipes de saúde.
MÊS DO ORGULHO LGBTQIAPN+
Em função do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Ambulatório Transcender realizou o evento "Lutando com Glitter", em 21 de junho, com a participação de usuários e de demais representantes da comunidade LGBTQIAPN+, que teve na programação, rodas de conversa, Política HIV e Equidades, mostra artística e brechó.
A programação das atividades em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ se encerra nesta quarta-feira (28) com uma plenária no prédio da antiga reitoria da UFSM promovido pela ONG Igualdade com o tema “LGBTQIAPN+: Nossas cores, nossas lutas, nossa bandeira”, às 14h, com entrada gratuita. À noite, uma festa vai celebrar o Orgulho LGBTQIAPN+ no bar Easy Going Burger (Rua Duque de Caxias, 984), com entrada gratuita, a partir das 19h.
AMBULATÓRIO TRANSCENDER
O Ambulatório Transcender conta com quatro servidores municipais: dois psicólogos, uma enfermeira e um cuidador em saúde. Os demais, são estagiários e residentes.
O local atende em demanda livre e referenciada usuários voltados para o público LGBTQIAP+. Além de ações de prevenção, promoção e reabilitação em saúde junto a Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio de matriciamento e atividades junto a outros serviços da rede, escolas, comunidade e redes sociais, a equipe realiza atendimentos com acolhimento e escuta qualificada, com posterior encaminhamento especializado conforme necessidade.
O Ambulatório Municipal de Saúde Mental funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O quadro de profissionais conta com psicólogos, médico psiquiatra, enfermeiro e técnico em Saúde Mental.
Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria