Notícias
02/08/2023 02/08/2023 10h20m
Promovido pela Prefeitura, lançamento do LabCriativo terá palestra com especialista em economia criativa
Iniciativa do Distrito Criativo Centro-Gare ocorre nesta quinta-feira (3) no Mercado da Vila Belga
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o lançamento do LabCriativo, uma iniciativa intersetorial para promover encontros voltados à criatividade, ao conhecimento e à tecnologia. O evento ocorre nesta quinta-feira (3), no Mercado da Vila Belga, às 18h, e vai contar com a palestra “O que faz uma cidade ser criativa? Convertendo criatividade em potencial de negócios”, ministrada pela consultora e especialista em cidades criativas, Ana Carla Fonseca. Administradora, economista e doutora em Urbanismo, a profissional faz parte de projetos de economia criativa para mais de 30 países, e também para a Organização das Nações Unidas (ONU) e para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As vagas são limitadas e os interessados em prestigiar devem entrar em contato com a Secretária de Cultura pelo telefone (55) 3174-1561, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 13h30min. O LabCriativo está localizado no Mercado da Vila Belga – empreendimento ligado ao Distrito Criativo Centro-Gare – e busca desenvolver habilidades, por meio de cursos, seminários, workshops e palestras sobre empreendedorismo, criatividade, inovação, tecnologia, marketing e gestão.
“O Distrito Criativo Centro-Gare é uma região geográfica de 91,44 hectares do Centro Histórico Ferroviário de Santa Maria, onde nós – e não somente a Prefeitura, mas também as universidades, as associações de classe e os demais grupos que colaboram com esse trabalho – formamos um grande movimento cujo objetivo é trazer desenvolvimento para esta região da cidade através do desenvolvimento econômico, social, ambiental. Com um território estabelecido, a gente pode focar a nossa energia e os nossos recursos financeiros, que são finitos, e ter um controle melhor dos retornos. O Mercado da Vila Belga entra nesse contexto do movimento do Distrito Criativo justamente para dar aos empreendedores criativos condições de se preparem melhor, através do LabCriativo e da assistência do Sebrae”, explica o prefeito em exercício, Rodrigo Décimo.
O prédio do Mercado da Vila Belga é um imóvel alugado pela Prefeitura. Atualmente, está em reformas e recebe as mobílias doadas pelo Sicredi. Possui quatro andares, mais de 20 salas e área total de 2.700 m² que serão destinados à Secretaria de Cultura e ao Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) da Secretaria de Educação. O complexo também contará com auditório, espaço coworking, cozinha, sala de reuniões, laboratórios, depósito, banheiros e acesso à Gare pelo subsolo. O LabCriativo, que fica no térreo, é um dos espaços do prédio cuja montagem está em vias de conclusão. Além disso, no site do LabCriativo há uma lista de cursos e workshops que são ofertados a partir de interesse do público. Os eventos são gratuitos.
“Pra falar do LabCriativo, é preciso falar de economia criativa. Economia criativa é um setor muito importante na geração de trabalho e renda, e é um catalisador de oportunidades. Inclui uma longa lista de atividades, como arquitetura, design, artesanato, audiovisual, cultura, tecnologia, entre tantos outros. E é um setor estratégico, que gera mais de 2 bilhões de dólares por ano e mais de 30 milhões de empregos no mundo. O LabCriativo nasce como oportunidade para acelerar o desenvolvimento e potencializar este setor que, focado na criatividade, é tão forte em tantos lugares e estratégico para o crescimento de qualquer cidade. É um espaço de compartilhamento de ideias, de negócios, de intercâmbios culturais e criativos, de conexões entre ideias, tecnologia e criatividade, com foco em um resultado social e econômico”, considera a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
PRÉDIO HISTÓRICO
A edificação que sedia o LabCriativo foi construída entre o final do século XIX e início do século XX. Durante muitos anos funcionou como Armazém Central da Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (CCEVFRGS), onde eram comercializadas mercadorias para os ferroviários.
“O prédio funcionou como Armazém da década de 1910 até 1997, quando foi fechado devido à privatização da Viação Férrea. Após isso, a edificação chegou a ser usada para outras atividades, incluindo uma fábrica de móveis. Em 2014, a Prefeitura adquiriu o prédio da Cooperativa, e leiloou no ano de 2017. No ano seguinte, foi reformado e virou o Mercado Público”, conta a superintendente de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Júlia Scortegagna Socal.
LANÇAMENTO DO LABCRIATIVO
- Quando: quinta-feira (3), às 18h
- Onde: Mercado da Vila Belga, Rua Manoel Ribas, 2038, Centro
- Informações: com a Secretaria de Cultura, pelo (55) 3174-1561, de segunda a sexta-feira das 8h30min às 13h30min
- Palestrante: Ana Carla Fonseca, consultora e especialista em cidades criativas, com a palestra “O que faz uma cidade ser criativa? Convertendo criatividade em potencial”. Ana Carla Fonseca é Administradora Pública (FGV); Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP), com tese pioneira em cidades criativas, é professora convidada na Espanha e no Centro de Treinamento da Organização Mundial do Trabalho (Itália). Liderou projetos em marketing e inovação por 10 anos, sediada na América Latina, em Londres e Milão. Fundadora da Garimpo de Soluções e palestrante em 5 línguas, é autora de livros que inauguraram temáticas, em economia da cultura, clusters e territórios criativos, tendo recebido o Prêmio Jabuti em Economia (2006) e sido finalista em Urbanismo (2013) e Economia Criativa (2021). Coordenou relatórios e planos de economia criativa, como o primeiro plano regional do Brasil. É Diretora de Conteúdo da ExpoGestão – maior encontro de gestão do Sul -, há 18 anos e conselheira da Feira Preta e da Festival Academy (Bélgica). Membro por 8 anos do Pool Global de Peritos da UNESCO, foi curadora de mais de 50 seminários. Venceu o Prêmio Claudia (2013), em Negócios e o Prêmio Governo do Estado de São Paulo (2021), em Economia Criativa.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria