Notícias
01/08/2023 01/08/2023 15h36m
Prefeitura recebe comitiva da Secretaria Estadual de Inovação em encontro com lideranças locais
Evento ‘Rotas da Inovação’ reuniu cerca de 150 empreendedores para avaliar e discutir o cenário da inovação na Região Central, bem como traçar novos passos
A Prefeitura de Santa Maria recebeu, nesta terça-feira (1º), uma comitiva da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict). A visita ocorreu no âmbito do circuito Rotas da Inovação, iniciativa que passa por Santa Maria e tem por objetivo avaliar programas da pasta e discutir novos passos e políticas públicas com atores regionais.
Pela manhã, o prefeito em exercício Rodrigo Decimo recebeu no Gabinete a titular da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Simone Stülp, e a chefe de gabinete da pasta, Soraia Zanchi, para uma conversa de alinhamento e aproximação entre a Sict e as ações do Executivo Municipal. Representando a Prefeitura, estiveram presentes na reunião a secretária de Cultura, Rose Carneiro; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Elizandra Brum Machado Fagundes; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; e o chefe de gabinete do vice-prefeito, Álvaro Barreto Lisboa.
“O nosso objetivo é continuarmos incentivando o que já acontece, de forma muito positiva, e também que possamos fazer algo mais estratégico com as nossas instituições de ensino, com as nossas entidades e com a Prefeitura. Entendo que esse esforço mais estratégico possa dar ainda mais força ao que já acontece, até viabilizando a questão de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, para que o nosso movimento de inovação de Santa Maria e Região Central possa ser fortalecido. Aqui em Santa Maria, o Distrito Criativo, foi pensado originalmente, lá em 2018, para ser o berço da inovação e tecnologia. E essa semana teremos uma grande conquista, pois estaremos inaugurando o nosso LabCriativo no Mercado da Vila Belga. É a cidade trabalhando pela inovação e criatividade”, considera o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo.
Após, no Itaimbé Palace Hotel, a secretária Simone Stülp apresentou o planejamento estratégico da pasta para o ciclo 2023-2026. Entre os principais pontos, está a interiorização das políticas públicas de inovação, ciência e tecnologia, que devem se aprofundar com o investimento em inovação social. A proposta é levar a atuação da secretaria para as periferias urbanas e rurais. O objetivo do projeto é fortalecer os laços com a quádrupla hélice – composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada – em cada uma das regiões. A Região Central é a segunda a receber a comitiva, que até outubro irá passar pelos oito ecossistemas regionais de inovação do RS.
“A lógica do Rotas da Inovação é trabalhar diferentes aspectos. Um deles é vinculado ao programa Inova RS, que nós denominamos como sendo o programa guarda-chuva da nossa Secretaria. Isso porque ele abarca toda a lógica dos ecossistemas regionais de inovação, para que possamos pensar o Estado como um grande ambiente de inovação, mas sem esquecer aquelas características e especificidades de cada uma das regiões. Nesse momento o Rotas busca avaliar tudo o que aconteceu enquanto programa Inova RS nas diferentes regiões durante estes quatro anos, para que a gente possa, a partir disso, pensar, planejar, e executar o futuro, com base no que funcionou e no que precisa ser aprimorado. Isto dentro de uma lógica de pensar as diferentes regiões, e não somente aquelas regiões já constituídas como ambientes de inovação, mas também as periferias urbanas e rurais que compõem a ampla diversidade do nosso Estado”, explica Stülp.
Na sequência, os parceiros do evento apresentaram suas estratégias de inovação e possibilidades de cooperação com o crescimento tecnológico da região e do estado. Também presentes na reunião, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e a reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo. Já na parte da tarde, ocorre o Marco Avaliativo do programa Inova RS. Também integram a comitiva da Sict a diretora de Gestão da Inovação, Paola Schaeffer, e o diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Luís Daronco.
O Rotas da Inovação tem como parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Badesul, o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria