Notícias
04/08/2023 04/08/2023 15h13m
Revitalização Saldanha Marinho avança e serviços começam ser realizados em novo setor
Concretagem do piso já foi concluída no setor 1. Na sequência será executado a pedra portuguesa e o granito
A revitalização da Praça Saldanha Marinho avançou com a colocação dos tapumes para os serviços começarem a ser realizados no setor 2, ou seja, no segundo quadrante. Nesta primeira semana de agosto, foram retirados os bancos existentes, as bordas dos canteiros, supressão e transplante de espécies arbóreas. Nos próximos dias, ocorrerá a retirada de todo o piso existente.
O superintendente de Praça, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, explica que no local foram suprimidas duas espécies de árvores exóticas para adequação dos canteiros. No local, será replantado um Ipê-roxo quando os canteiros estiverem prontos. Ainda, cinco espécies de jerivás existentes serão transplantados na mesma praça e também em outro espaço público do Município por serem árvores nativas e com um tamanho bem considerável. O jerivá é uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente em projetos paisagísticos. A espécie é de origem de países da América do Sul. Por isso, se adapta bem ao clima subtropical e tropical e a altura pode ficar entre 12 e 15 metros.
No setor 1 da Praça, ou seja, no primeiro quadrante em obras, já foi concluída a concretagem do novo piso. O serviço estava em andamento desde a última semana. Na sequência será executado o trabalho de colocação da pedra portuguesa e do granito. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanha cada etapa e fiscaliza a obra.
REFORMA
Conforme o projeto, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. Durante os serviços, os locais estarão sinalizados para orientar a população. Ainda em janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura realizou a substituição das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da Praça, entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos. A atividade corrigiu possíveis infiltrações existentes junto à galeria.
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria