Notícias
10/08/2023 10/08/2023 15h56m
Prefeitura assina permissão de uso de equipamentos para a Cozinha Comunitária Capela São Pedro
Cinco dos nove espaços destinados ao serviço de refeições já formalizaram o uso de eletrodomésticos do Executivo Municipal
No trabalho ao combate à insegurança alimentar no Município, representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, assinaram a permissão de uso de equipamentos para a cozinha comunitária do Bairro Itararé. A formalização do sexto documento ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), na Capela São Pedro. A partir disso, o Executivo Municipal aprimora os serviços prestados pelas cozinhas comunitárias que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
A Cozinha Comunitária Capela São Pedro atende moradores do bairro às quintas-feiras, das 11h30min às 12h30min, com a distribuição de 120 refeições. No local, as pessoas também recebem versões menores de cestas básicas para que tenham mantimentos nos demais dias da semana.
“Agradecemos muito ao trabalho de vocês porque dão grande ajuda a quem realmente precisa. E para auxiliarmos vocês a continuarem a fazer este lindo trabalho, estamos aqui para assinar essa permissão de uso dos equipamentos. Porque não adianta ter os alimentos, mas não ter o refrigerador para armazenar, ou o fogão para fazer as refeições. Obrigado, continuem com esse importante trabalho e contem com a Prefeitura sempre”, salientou o prefeito Jorge Pozzobom.
O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que também assinou o documento, reforçou a importância do trabalho feito pelas nove cozinhas comunitárias de Santa Maria e do Restaurante Popular.
“Alimentação saudável e segura é um direito de todos e o trabalho que vocês fazem aqui é essencial para entregarmos isso à população. Hoje, temos nove cozinhas comunitárias na cidade que atendem a cidade e ofertam cerca de 15 mil refeições por mês. Com este serviço, mais o Restaurante Popular, que distribui aproximadamente 12 mil refeições mensalmente, temos uma boa cobertura do serviço de alimentação para a população. Mas não seria possível sem vocês, os voluntários que fazem tudo acontecer. Parabéns pelo trabalho”, pontuou Decimo.
A cozinha recebeu da Prefeitura um forno turbo elétrico de 65 litros, um freezer horizontal de 519 litros e um refrigerador frost free 400 litros. As demais cozinhas que tiveram a permissão de uso de equipamentos assinadas são a Associação Evangelística Valentes de Davi, a Marista Santa Marta, a Cefasol, a Cipriano da Rocha e a CCI Carolina. As outras três cozinhas comunitárias de Santa Maria também terão o documento assinado nos próximos meses.
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social é o órgão responsável pela implementação de programas, projetos e ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional do município. Mais informações pelo telefone (55) 3174-1518.
COZINHAS COMUNITÁRIAS
As cozinhas são espaços comunitários destinados a promover o acesso à alimentação adequada para a população em situação de insegurança alimentar. São estruturas físicas, localizadas em áreas carentes, nas quais ocorre o preparo e a distribuição de refeições. Também, nas cozinhas comunitárias, são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.
O objetivo da cozinha comunitária é ampliar o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e de risco social. As cozinhas comunitárias atendem prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo elas, preferencialmente as indicadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e também as que são cadastradas pelas entidades conveniadas responsáveis pelas cozinhas. Atualmente, o Município conta com nove cozinhas, abrangendo diversas regiões da cidade. O Município firma convênio com as entidades para a instalação deste equipamento público.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria