Notícias
14/08/2023 15/08/2023 14h33m
Equipes da Prefeitura realizam serviço para a retirada e transplante de árvores da Praça Saldanha Marinho
Espécies serão transplantadas na Praça Novo Horizonte, no Bairro Camobi, e na rotatória da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Para a melhor adequação dos novos canteiros no setor 2 em obras na Praça Saldanha Marinho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou serviço para suprimir cinco jerivás. O trabalho no local ocorreu ao longo da manhã desta segunda-feira (14). A ação contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com o uso de caminhão munck, caminhão prancha e retroescavadeira. As espécies serão transplantadas na Praça Novo Horizonte, no Bairro Camobi, e na rotatória da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
O superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, acompanhou todo o trabalho e reforça que a retirada dos jerivás é necessária para a continuidade da obra, pois são árvores nativas e com um tamanho bem considerável. O jerivá é uma palmeira de elevado valor ecológico e ornamental, sendo utilizada largamente em projetos paisagísticos. A espécie é de origem de países da América do Sul. Por isso, se adapta bem ao clima subtropical e tropical e a altura pode ficar entre 12 e 15 metros.
“Mais espécies arbóreas serão retiradas e transplantadas durante o avanço da obra, conforme prevê o projeto de revitalização da Praça. Nos locais, outras espécies serão plantadas para se adequarem ao novo paisagismo dos canteiros. Há um cuidado na preservação do meio ambiente e, sempre que retiramos árvores de espaços públicos, transplantamos as espécies em outras praças ou canteiros no Município”, diz o superintendente Dotto.
No início deste mês, também no setor 2, segundo quadrante em obras, foram suprimidas duas espécies de árvores exóticas para adequação dos canteiros. No local, será replantado um Ipê-roxo quando os canteiros estiverem prontos.
Já no setor 1, primeiro quadrante em obras, nesta segunda-feira teve início a execução do paisagismo no canteiro onde há bancos em concreto. No espaço, serão plantadas seis palmeiras fênix, e posterior colocação de grama-amendoim. No setor 1, já foi concluída a concretagem do novo piso em julho. Na sequência será executado o trabalho de colocação da pedra portuguesa e do granito.
REFORMA
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanha cada etapa e fiscaliza a obra.Conforme o projeto, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. Durante os serviços, os locais estarão sinalizados para orientar a população. Ainda em janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura realizou a substituição das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da Praça, entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos.
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria