Notícias
14/08/2023 15/08/2023 14h33m
Promovida pela Prefeitura, 11ª Semana Municipal da Educação Infantil é aberta com brincadeiras e passeios
Cerca de 300 alunos a Rede Municipal de Ensino participaram da abertura das atividades nesta segunda-feira (14), no Ginásio do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, realizou na tarde desta segunda-feira (14), no Ginásio do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a solenidade de abertura da 11ª Semana Municipal da Educação Infantil. A Semana é um evento municipal instituído por lei que busca valorizar as crianças como protagonistas do processo educacional e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e instituições da Rede Municipal de Ensino (RME).
Neste primeiro dia, participaram cerca de 300 alunos das escolas EMEI Casa da Criança (Centro); EMEI Glaci Corrêa da Silva (Divina Providência); EMEI Ivanise Jann de Jesus (Pinheiro Machado); EMEF Pedro Kunz (Passo das Tropas) e EMEI Vila Vitória (Caturrita). A criançada pôde se divertir bastante com os brinquedos montados, como pula-pula, piscina de bolinhas, escorregador inflável e espaço com brinquedos. O Grupo de Capoeira Candeeiro também animou a criançada com uma performance da tradicional expressão cultural brasileira. Nos próximos dias, alunos de outras escolas serão contemplados com transporte para prestigiarem a programação da Semana.
“Quero agradecer cada professora e cada diretora que estão aqui, fazendo esta ação. Tenho orgulho de cada uma de vocês. Educação Infantil sempre foi prioridade em nossa gestão. Aqui pertinho de nós, na Cohab Fernando Ferrari, a creche Monte Bello, assim como a da Nova Santa Marta, ambas estão praticamente prontas. Já no Bairro Medianeira, 70% da obra está pronta. E retomamos a creche do Residencial Lopes. Ou seja, já entregamos a creche da Maringá e vamos entregar mais quatro creches. Cada criança dentro da sala de aula, é um pai e uma mãe podendo trabalhar. Até o final do ano, serão 68 escolas municipais atendendo o Ensino Infantil em Santa Maria”, considerou o prefeito Jorge Pozzobom.
Promovida pela Prefeitura, por meio de secretarias municipais, encabeçada pela pasta de Educação, o evento também busca criar espaços de interação, discussão, cidadania, participação, sustentabilidade e de vivência da autonomia e da criatividade da criança, bem como, oportunizar experiências com as múltiplas linguagens. Após a solenidade de abertura, as crianças foram levadas para passeios no Jardim Botânico, Planetário, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infância – no Centro de Educação – e Biblioteca Central da UFSM.
“Quando a gente fala ‘A Cidade Olhando para as Crianças’, falamos no sentido de não estarmos somente olhando para as crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, mas para todas as crianças que fazem parte da Educação Infantil de todo o nosso Município. Viemos fortalecendo esse trabalho ao longo dos anos, tendo a participação bastante efetiva também das escolas privadas. Essa parceria que hoje se consolida, começou muito intensamente no período da pandemia, quando tínhamos muitas questões que às vezes não eram comuns. Agora é tão importante permanecermos nesse contato e fortalecermos essas conexões para as pautas que nos são comuns, como o desenvolvimento de nossas crianças. Essa integração é superimportante e precisa ser cada vez mais fortalecida para que o Município tenha um resultado cada vez mais promissor na Educação Infantil”, afirmou a secretária de Educação, Lúcia Madruga.
A Semana Municipal da Educação Infantil também inclui atividades nas instituições municipais de ensino, como intercâmbio de escolas e ações voltadas à comunidade escolar. Das 81 escolas que compõem a RME, atualmente 66 oferecem Ensino Infantil, contemplando cerca de 7 mil crianças em toda a cidade, incluindo cerca de 700 crianças com compra de vagas em escolas particulares. Para contemplar a todos, a edição deste ano tem programação ao longo de todo o mês de agosto. É o que explica a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação, professora Gabriele Rocha:
“Nós organizamos, durante todo o mês de agosto, passeios para as crianças, contemplando todas as escolas que atendem a Educação Infantil. Hoje, recebemos aqui cinco escolas que pertencem à RME, e em cada dia diferentes escolas serão contempladas. A semana mesmo é do dia 21 a 25 de agosto, que está pautada em lei. Porém, como nós temos esse nosso objetivo de ofertar passeios e experiências para todas as crianças da Rede, nós ampliamos estas atividades para o mês de agosto, e por isso que começamos nesta segunda e vamos até o dia 31 de agosto.”
A programação inclui ainda a exposição “Pela lente das infâncias: um olhar cartográfico das escolas de Santa Maria”, que ocorre no Shopping Praça Nova de 21 a 31 de agosto. A atividade é uma exposição de telas, com mapas criativos das escolas, que serão construídos pelos bebês e crianças.
SEMANA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Semana Municipal da Educação Infantil é instituída pela Lei Municipal n.º 5.798, de 2013, sendo organizada pelas secretarias de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Cultura, de Esporte e Lazer, de Meio Ambiente e por uma Comissão Organizadora composta de representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil. A UFSM, por meio do Centro de Educação (CE) e da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), apoia a iniciativa.
A comissão da 11ª Semana Municipal de Educação Infantil é composta, pela Secretaria de Educação, pelas professoras Gabriele de Andrade Rocha; Joceane da Silva Machado; Priscila Arruda Barbosa. Pelo Conselho Municipal de Educação (CME), Nicole Zanon Veleda; e por representantes de regiões do Município, Mariana Gaspar Enderle; Andreia Moro Chiapinoto; Andressa R. Menezes da Costa; Caroline Candelone; Márcia Saurin Prevedello; Adriana Schiefelbein; Daiane Lanes de Souza; Andressa Wiedenhoft Marafiga; Silvania de Matos Soares; Janaína da Silva Marinho; Aline Fernanda Soeiro; Isabel Daiane Weber Machry; Beatriz Fagundes Bica; Vera Lúcia Machado Muller; e Maria da Graça Silveira Colissi. Também apoia a iniciativa o Sindicato Patronal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Sul (Sindeedin), representado na solenidade pela professora Luciana de Menezes Coelho.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria