Notícias
21/08/2023 21/08/2023 16h48m
Promovido pela Prefeitura, evento debate políticas públicas para pessoas em situação de rua
Atividades ocorreram no auditório da Antiga Reitoria e marcaram o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
A abordagem das demandas e políticas públicas de pessoas que não têm lar foi foco do 2º Seminário Alusivo ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua nesta segunda-feira (21), no auditório da Antiga Reitoria, no Centro. Com a temática “Caminho além das ruas: conte suas histórias”, o evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, teve participação de pessoas atendidas pelas casas de passagem de Santa Maria, de quem saiu da situação de rua e de profissionais da assistência social. O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado em 19 de agosto.
“Este evento existe por vocês, para ouvirmos as demandas de vocês e para darmos voz a quem vive e viveu o que é estar em situação de rua. Tem que ter um dia de luta sobre o assunto sim, porque é com essa data que trazemos visibilidade para esta parcela da população. Os motivos pelos quais as pessoas vão parar em situação de rua não compete aqui. A nossa responsabilidade é prestar auxílio para que saiam desta situação, com dignidade, respeito e com preparação para se reinserir no mercado de trabalho”, destacou o titular da pasta municipal, João Chaves.
Na abertura do seminário, foi feita uma homenagem à psicóloga da Prefeitura Maria Conrado, que faleceu em janeiro deste ano e que trabalhava ativamente com a população em situação de rua do Município. Durante as falas dos participantes, Maria também foi bastante lembrada, com carinho e pelo pulso firme e atenção que tinha com os atendidos pelas casas de passagem e com as pessoas em situação de rua.
O evento contou ainda com a mesa de discussão “Caminho além das ruas: conte suas histórias”. O momento teve participação de usuários de casas de passagem do Município Lisiane Medianeira, Vinícius Cavalheiro, Marco Aurélio Santos Pereira, Maicon da Cunha Vieira, Everson dos Santos Bittencourt e Luiz Carlos de Souza. A atividade foi mediada pela assistente social da Prefeitura Annie Jacques.
Na sequência, ocorreu a mesa “A luta das ruas: trajetória no Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) em Porto Alegre-RS”. Para esta atividade foi convidado a compartilharem suas histórias Edison “Beiço”, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua do Rio Grande do Sul e membro ativo do Jornal Boca de Rua-Poa. O segundo convidado foi Alexandre Portuguez. Ambos já viveram em situação de rua.
A última mesa foi a “Diálogos sobre a população em situação de rua”, com o assistente social Rodrigo dos Santos Nunes. Ele é doutor em Serviço Social e pós-doutorando na PUC-RS, com experiências no projeto Ação Rua de Porto Alegre. Os trabalhos estudos de Nunes têm ênfase em Escuta e Acolhida, protagonismo e participação, processos de rualização, populações em situação de rua, acolhimento institucional, políticas públicas, proteção social e vigilância socioassitencial.
No evento, a Secretaria Municipal de Saúde foi representada pela coordenadora de Saúde Mental da pasta, Cláudia Mello, e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liciara Melissa Prass. Também estiveram presentes no seminário, assistentes sociais, psicólogos e usuários dos serviços de assistência social de Santa Maria.
Saiba, abaixo, os serviços de atenção às pessoas em situação de rua oferecidos pelo Município:
CASAS DE PASSAGEM
As Casas de Passagem disponibilizam 80 vagas em período integral a pessoas sem moradia ou que passam pela cidade por motivos médicos ou de trabalho e não têm condições de pagar hospedagem. Além de três refeições diárias, os moradores recebem, no momento em que chegam, um kit higiene, composto por escova de dente, creme dental, sabonete, xampu e toalha. Após o banho, os moradores têm um tempo livre em um espaço comum, onde assistem televisão, leem ou simplesmente conversam.
Casa de Passagem Mundo Novo
Endereço: Rua Bento Gonçalves, 450, no Bairro Nossa Sra. de Lourdes
Telefone: (55) 3347-4849
Casa de Passagem Maria Madalena
Endereço: Rua Ernesto Beck, 225, no Bairro Passo D’Areia e Rua Visconde de Pelotas, 403, no Bairro Nossa Senhora do Rosário
Telefones: (55) 99952-5044 e 3307-9398
Horários: o horário de acolhimento é 24 horas
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social do Município. Se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de Assistência Social.
O Município de Santa Maria possui três CRAS:
CRAS Leste/Camobi
Endereço: Rua João Machado Soares, 2777.
Bairro: Camobi
Telefone: (55) 3174-1519
WhatsApp: (55) 99154-2892 (apenas para o envio de mensagens com atendimento das 8h às 16h)
E-mail: crasleste2010@gmail.com
CRAS Oeste
Endereço: Rua Manoel Mallmann Filho, 161 (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU)
Bairro: Nova Santa Marta
Telefone: (55) 3174-1519
WhatsApp: (55) 99139-4971 (apenas para o envio de mensagens com atendimento das 8h às 16h)
E-mail: crasoestesm@gmail.com
CRAS Norte
Endereço: Rua Fernandes Vieira, esquina com a Rua Visconde de Pelotas, 165
Bairro: Carolina
Telefone: (55) 3174-1519
WhatsApp: (55) 99158-9378 (apenas para o envio de mensagens com atendimento das 8h às 16h)
E-mail: crasnortesm@gmail.com
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria