Inicial > Notícias > Representantes da Prefeitura e da Corsan...

Notícias

08/09/2023 11/09/2023 11h19m

Representantes da Prefeitura e da Corsan deliberam ações para Plano de Contingência em Santa Maria


Iniciativas logísticas em caso de intempéries no Município e balanço sobre o acumulado de chuva nas algumas horas foram alguns dos assuntos tratados em reunião na tarde desta sexta-feira (8), no Ciosp

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a previsão de chuvas volumosas e intensas sobre o Estado, com cheias e possíveis transtornos associados aos acumulados expressivos para os próximos dias. Devido à condição hidrometeorológica que pode chegar ao Centro do Estado, a Prefeitura de Santa Maria realizou uma reunião com diversas secretarias e a Corsan. Foram deliberadas ações para o Plano de Contingência, em caso de necessidade no Município. O prefeito Jorge Pozzobom, e o chefe de Gabinete, Alexandre Lima, coordenaram a reunião que tratou de ações logísticas em caso de intempéries no Município e balanço das chuvas nas últimas horas. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na tarde desta sexta-feira (8).

“Devemos estar em prontidão para atender as necessidades dos santa-marienses. Por isso, disponibilizamos pelo menos dois locais de sobreaviso para acolher as pessoas, além das Casas de Passagem. Há previsão de chuva forte que pode elevar os rios, principalmente o Rio Jacuí. Mesmo que o fenômeno se intensifique um pouco distante daqui, as equipes de diversas secretarias estão se organizando para uma eventual necessidade. Seguiremos monitorando áreas de risco, arroios e rios nas proximidades do Município. Além disso, peço que a comunidade continue sendo solidária e ajude as vítimas das chuvas no Vale do Taquari. As doações podem ser feitas até terça-feira (12), inclusive neste final de semana, no CDM. Na segunda levaremos os donativos para Lajeado”,  pontuou o prefeito.

Com relação às ações para evitar alagamentos em Santa Maria, o superintendente de operações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues Silveira, pontuou serviços de limpeza de bueiros, manutenção na drenagem pluvial e limpeza de arroios e sangas realizados constantemente nos bairros, e nesta sexta.

“Já realizamos diversas ações de limpeza para evitar alagamentos. O que chama muito atenção é a quantidade de pedras, sacolas plásticas e muitas partes de árvores que foram cortadas e jogadas em sangas. Isso acarreta muitos problemas pela não vazão da água da chuva, vindo a transbordar bueiros, alagar ruas e até residências. Um caso muito triste que identificamos nesta semana ocorreu na Avenida Bechara Abaide, no Bairro Juscelino Kubitschek, em que casas ficaram alagadas, o motivo: um sofá estava obstruindo o canal para escoar a água da chuva. Solicitamos, encarecidamente, que a população seja mais consciente e ajudar a cuidar melhor da natureza, começando pelo pátio de casa”, alertou Silveira.

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, também participou da reunião e acompanha a situação de alerta para os próximos dias.

“O Município tem suporte para atender situações de emergência, através do Pronto-Atendimento Municipal e da rede hospitalar. O Plano de Contingência ajudará a traçar metas que sejam necessárias em casos de extrema necessidade. Ainda, podemos contar com o suporte da Secretaria de Saúde do Estado e do Governo Federal”, lembrou o secretário.

Vistoria em barragem

Na tarde desta sexta, antes da reunião, uma equipe da Defesa Civil do Município e da Corsan fizeram uma vistoria na Barragem do DNOS, no Bairro Campestre do Menino Deus, para saber a situação do local.

“A visita técnica de inspeção foi importante para descartar qualquer tipo de transbordo. Está afastado o risco da barragem vir a colapso. O monitoramento do aumento do volume de água é acompanhado pela equipe técnica. Atualmente a barragem está no seu nível normal de 12 metros. As outras barragens da Corsan em Itaara e em São Martinho da Serra também seguem sendo monitoradas e estão dentro da normalidade”, explicou a gestora local da Corsan, Andréia Zanini.

Além de prever possíveis situações em virtude da chuva, a Prefeitura de Santa Maria está mobilizada e segue recebendo doações no Centro Desportivo Municipal (CDM), para ajudar as vítimas do temporal na região do Vale do Taquari. Durante a reunião, o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, anunciou que já receberam mais de 40 toneladas de donativos

“Está acontecendo uma ‘avalanche’ de solidariedade no CDM. As doações chegam a todo momento. Mas no momento o que mais precisamos é material de limpeza, água potável, roupas íntimas, pás e vassouras. Vamos ampliar o horário de atendimento neste final de semana. O CDM estará aberto sábado e domingo das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Reiteramos a necessidade de mais pessoas voluntárias para ajuda na separação e triagem das roupas, dos demais itens”, comunicou Lemos.

Ainda, participaram da reunião a assessora da Defesa Civil, Adriana Cheiram, o assessor de operações e fiscalização da Guarda Municipal, Elias Isaias Rossdeutscher, o agente de trânsito, Giovane Borba, e o representante dos Escoteiros do Brasil, Radamés Xavier.

AJUDA PARA AS FAMÍLIAS DO VALE DO TAQUARI

COMO E ONDE DOAR:

CENTRO DESPORTIVO MUNICIPAL (CDM) 
Rua Appel, 798, Bairro Nossa Senhora de Fátima

DEFESA CIVIL MUNICIPAL 
Avenida Pedro Cezar Saccol, 605, no Parque Industrial e Tecnológico, ao lado do Tecnoparque

Dias e horários:
Sábado (9): das 8h às 17h - somente no CDM
Domino (10): das 8h às 17h - somente no CDM
Segunda-feira (11) e terça-feira (12): das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h

Informações:
(55) 3174-1552 
(55) 99110-7940 (WhatsApp)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial