Notícias
19/09/2023 20/09/2023 18h04m
Iniciativa apresenta parceria público-privada da iluminação pública às empresas interessadas na concessão
Roadshow foi realizado de forma online com a participação do vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo; do BRDE; do consórcio Houer Consultoria e da Viana Castro Advogados
A última etapa dentro do período de consulta pública da Parceria Público-Privada para a concessão do Parque de Iluminação de Santa Maria foi realizada, nesta terça-feira (19), com o roadshow, que consiste na apresentação do projeto aos investidores interessados. O vice-prefeito Rodrigo Decimo acompanhou a transmissão comandada pelas equipes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e do consórcio Houer Consultoria e Viana Castro Advogados.
Três empresas participaram do roadshow e fizeram apontamentos e pedidos de esclarecimentos quanto às minutas e anexos disponíveis no site da consulta pública. Estes documentos estão disponíveis a todos os interessados em saber mais do assunto. Portanto, qualquer cidadão pode acessá-los e, da mesma forma, deixar comentários. A consulta pública estava prevista para se encerrar no dia 16 de setembro, mas foi prorrogada até o dia 21 de setembro.
Agora, restam poucas etapas para o lançamento da licitação da PPP. São elas: a aprovação no Tribunal de Contas do Estado; a publicação do edital; e um leilão a ser realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo.
ILUMINAÇÃO DE LED
Por meio da PPP, a totalidade dos pontos de luz de Santa Maria, aproximadamente 28 mil, serão substituídos por lâmpadas de Led, mais a ampliação de 1.293 pontos para atender a demanda defasada. Outras 363 luminárias devem ser adicionadas anualmente de modo a suprir a expansão habitacional do Município. Com isso, ao final do contrato de 24 anos, cerca de 37 mil pontos de luz serão iluminados com lâmpadas de Led na cidade e no Interior.
ECONOMIA
Neste prazo, o diagnóstico da Houer estima que ocorrerá a economia de 250 milhões de kWh, equivalente ao consumo médio de 5,7 mil residências; a redução de 10,9 mil toneladas de CO2, equivalente a 77 mil árvores em uma área de 25 campos de futebol; e aproximadamente R$ 136 milhões de economia em despesas com energia devido a potencial redução de consumo.
BENEFÍCIOS DO PROJETO
- Atendimento aos parâmetros de qualidade da Norma;
- Redução no consumo de energia;
- Redução das ações de manutenção;
- Ampliação do serviço e atendimento a demanda reprimida;
- Aumento da segurança no período noturno;
- Melhoria da qualidade de vida da população;
- Gestão através de indicadores de desempenho;
- Compartilhamento de riscos entre as partes;
- Investimentos pelo parceiro privado;
- Iluminação de áreas especiais e de destaque;
- Investimento em novas tecnologias e serviços;
- Alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: João Alves (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria