Notícias
29/09/2023 29/09/2023 15h00m
Simular para sensibilizar: Prefeitura promove blitz educativa com simulação de acidente com morte
Cenário de colisão que teria vitimado um ciclista foi simulado para conscientizar motoristas. Ação foi promovida pelo Programa Vida no Trânsito, da Mobilidade Urbana
Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT) da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou, na manhã desta sexta-feira (29), uma atividade de conscientização para os motoristas na Avenida Hélvio Basso, Bairro Medianeira. A ação envolveu uma simulação de colisão que teria vitimado um ciclista em um dos retornos do canteiro central da avenida – que conta com duas ciclovias, uma em cada sentido da via.
“A simulação do sinistro ocorre com uma blitz educativa, que tem o objetivo de fazer a população refletir sobre a vida, pois é com um trânsito mais humanizado que evitamos que vidas sejam perdidas. Trabalhamos durante todo ano, com a questão da educação no trânsito, com a intenção de conscientizar e sensibilizar os condutores e os pedestres”, declarou o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho.
O cenário montado envolveu um manequim de estatura mediana, coberto por uma manta térmica, simulando um corpo em estado de óbito. Ao lado, uma bicicleta caída e logo atrás uma caminhonete. Nas proximidades, uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar.
Os motoristas que trafegavam no sentido bairro-centro se depararam com a simulação e, logo a seguir, eram orientados a parar na blitz educativa, estabelecida a cerca de 50 metros do local do sinistro. Nesta blitz, agentes dos órgãos participantes repassaram aos motoristas orientações, flyers informativos e uma edição impressa do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A ação faz parte do cronograma da Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no CTB, e neste ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. No entanto, foi adiada em função das chuvas e da atuação dos órgãos envolvidos no auxílio às populações em situação de risco nos municípios atingidos no estado.
“As ações que tínhamos previstas para a Semana Nacional do Trânsito foram infelizmente adiadas em função das chuvas, e estamos aqui dando continuidade. Nós temos um alto índice de colisões com ciclistas, e inclusive com morte. Sendo os ciclistas vítimas recorrentes, este ano estamos chamando atenção para questão da vulnerabilidade do ciclista, além de um fator de risco que é a fatal combinação entre álcool e direção”, conta Lucimar Garcia de Sá, coordenadora do PVT em Santa Maria. Segundo dados do PVT, nos últimos 4 anos (2019- 2022), 179 ciclistas se envolveram em acidentes no município. Somente no ano de 2022, dois ciclistas morreram e 45 ficaram feridos em função de sinistros de trânsito.
A iniciativa contou com a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Polícia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, Corpo de Bombeiro Militar, Centro de Formação de Condutores Ativa, Viacentro e Padre Reus.
PROGRAMA VIDA NO TRÂNSITO
O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional que promove um trabalho conjunto entre os diversos setores ligados ao trânsito. O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em Santa Maria, foi instituído pelo Decreto Executivo nº 7/2020 e é mantido pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O principal objetivo do PVT é o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito e a promoção de intervenções efetivas de segurança no trânsito. O programa analisa os fatores causadores e influenciadores de acidentes fatais. A partir da análise dos acidentes, são desenvolvidas ações educativas para os públicos mais suscetíveis a acidentes. Os dados do programa são obtidos com apoio de diversos órgãos de segurança, hospitais e centros de formação de condutores.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria