Notícias
24/10/2023 25/10/2023 11h22m
No Mercado da Vila Belga, Conecta Turismo aborda potencialidades do Distrito Criativo Centro-Gare
Evento tratou do cenário de Santa Maria e contou com apresentações de cases de Porto Alegre e Pernambuco
O Mercado da Vila Belga recebeu mais um evento construtivo para a economia criativa, na tarde desta terça-feira (24), com a realização do Conecta Turismo, no ambiente do LabCriativo. Com a presença de três palestrantes, as potencialidades do turismo no Distrito Criativo Centro-Gare foram abordadas.
Entre os palestrantes, estavam o professor do curso de Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Thiago Xavier, que falou justamente dos pontos fortes do território do Centro Histórico de Santa Maria. Karina Zapata, cofundadora do Recria, falou a respeito do turismo criativo, desenvolvimento e atuação em rede. Já o músico da indústria criativa Johnny Rickes falou sobre o case do Quarto Distrito de Porto Alegre.
O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, acompanhou as palestras e comentou que a economia criativa de Santa Maria ganha energia com as pessoas conectadas em prol de uma transformação. Segundo ele, o Município está bem situado geograficamente:
“O que precisamos é transformar nosso potencial em realidade. Temos a oportunidade de termos próximos dois geoparques, o da Quarta Colônia e o de Caçapava do Sul, e podemos nos beneficiar disso. Somos uma cidade referência em inovação, saúde, comércio, e podemos ser uma cidade que acolhe a todos os turistas”.
O professor Thiago Xavier agradeceu pela união de todos que se envolveram: a Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio do Distrito Criativo e da Secretaria de Cultura, o Sebrae e apoiadores do evento, bem como os setores ligados ao turismo.
Durante a apresentação, Karina falou do seu trabalho realizado em Pernambuco e no Nordeste com o Recria. Segundo ela, a criatividade gera inovação e colaboração.
“A criatividade existe independente de quem seja a pessoa, independente de raça, dinheiro, beleza. A criatividade é endógena ao ser humano. Ela é capaz de mover o desenvolvimento, o que gera riqueza. Não o contrário”, disse Karina.
POLO DO DISTRITO CRIATIVO
Na noite da última segunda-feira (23), foi assinada a Lei Municipal nº 6.802, que institui o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer. Por meio dela, empresas instaladas no território do Distrito Criativo Centro-Gare terão isenção de impostos como IPTU, ITBI e ISSQN.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: Ariéli Ziegler (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria