Notícias
23/11/2023 23/11/2023 15h45m
Famurs consagra a Prefeitura em iniciativa que usa a comunicação como estratégia para a Calourada
Iniciativa da Secretaria de Comunicação sobre a integração de órgãos de segurança em festa para receber calouros de universidades recebeu 1º lugar no Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal
A cada começo semestre letivo, Santa Maria recebe universitários. Junto a isso, a Prefeitura se depara com a preocupação de garantir a segurança de todos durante a festa dos calouros, que era realizada espontaneamente na Praça Saturnino de Brito. A partir da mudança de local da festa, para a Gare, e com o trabalho de convencimento a esses jovens que participavam, que se conseguiu entregar uma festa com muitos atrativos e segurança. Para isso, a equipe da Secretaria de Comunicação (Secom) desenvolveu uma divulgação estratégica mediante a nova proposta que foi reconhecida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O trabalho ‘Da desconfiança ao sucesso: a comunicação como estratégia de construção da nova proposta da Calourada em Santa Maria’ levou o 1º lugar da categoria ‘Comunicação Social’ do Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, da Famurs. O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (23), no Centro de Evento de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park.
“Em diferentes plataformas, trabalhamos em um plano de comunicação que teve como propósito ajudar no convencimento dos envolvidos na Calourada, e a comunidade de modo geral, de que a Gare da Estação Férrea é o local ideal para receber o evento, numa mudança cultural para resolver um problema crônico que já durava décadas. Para isso, envolvemos a criação de peças publicitárias (vídeos, spots, cards e memes) que foram na mesma linha da linguagem que já é habitual na comunicação da Prefeitura, principalmente nas redes sociais, de aliar informação com conteúdo descontraído. Também criamos uma campanha publicitária veiculada em emissoras de rádio e TV de Santa Maria, assim como nas redes sociais da Prefeitura, além das publicações de textos no site do Executivo e o envio de releases à imprensa, que resultaram em amplo espaço da mídia para o assunto Calourada”, explica o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, que apresentou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (23), durante o mesmo evento.
Ao todo, o 5º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal recebeu 369 projetos de diversas cidades gaúchas, sendo 48 premiados em 16 categorias. Na edição passada do prêmio, a Prefeitura levou o 2º lugar, também na categoria ‘Comunicação Social’, com a iniciativa ‘Entre seringas e memes: como despertar o interesse da população santa-mariense para as ações de vacinação contra a Covid-19’.
Prêmio ARI
A estratégica de comunicação sobre a Calourada também foi reconhecida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A equipe da Secretaria de Comunicação recebeu o 1º lugar no Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa, realizado em setembro deste ano.
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria