Notícias
24/11/2023 27/11/2023 11h27m
Credencial para vaga de estacionamento reservada para idoso pode ser solicitada em site do Governo Federal
Para as pessoas que preferem o atendimento presencial, o serviço segue disponibilizado na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana
Obter a credencial de estacionamento para pessoas a partir de 60 anos está mais simples. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que o documento para vaga de estacionamento reservada para idoso pode ser solicitado no site do Governo Federal (gov.br), de forma rápida e em casa mesmo, sem custo e sem precisar se deslocar para um atendimento presencial. Para as pessoas que preferem o atendimento presencial, o serviço segue disponibilizado na Secretaria, na Avenida Hélvio Basso, 1281, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e também através do site da prefeitura.
Para isso, é preciso acessar o portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão que faz parte do Ministério dos Transportes. Na tela principal de serviços basta deslizar até a sessão usuário e clicar na opção - Emita sua Credencial de Estacionamento para a utilização de vagas especiais reservadas para idosos, clique em acessar serviço e faça a identificação na conta gov.br. Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela para fazer o download da credencial e já pronto para a impressão. Depois, é só utilizar a credencial no carro e estacionar nas vagas reservadas para idosos. Confira, aqui, o vídeo explicativo.
Com o novo serviço, o cidadão passa a obter a credencial sem custo, de forma mais rápida, e sem a necessidade de se deslocar a um atendimento presencial. A possibilidade de emissão on-line também reduz as demandas nos balcões presenciais dos órgãos de trânsito municipais. A cidade de Campo Grande (MS) é a pioneira na oferta do serviço e já está com o sistema totalmente integrado para emissão imediata da credencial.
Para se cadastrar no gov.br, os motoristas que ainda não têm conta devem entrar em acesso.gov.br e informar o CPF. O nível de identificação digital prata ou ouro pode ser obtido por meio de validação facial, pelo aplicativo gov.br para celular. Outra alternativa é a validação com uma conta bancária, ou seja, o solicitante precisa se autenticar com usuário e senha de uma das instituições financeiras credenciadas no gov.br.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3174-1545, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, pelo e-mail: credenciaispmsm2020@gmail.com ou na seção credenciais pela página da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria