Notícias
24/11/2023 25/11/2023 23h27m
Com mais de 1 mil inscritos, Santa Summit debate caminhos para a inovação no Mercado da Vila Belga
Cerca de 500 pessoas passaram pelo evento na manhã desta sexta-feira (24). Programação segue até este sábado (25) com diversas palestras, rodas de conversa e estandes
A cidade universitária e a cidade empreendedora se uniram em um encontro na cidade ferroviária. Isso porque o Mercado da Vila Belga – edificação construída entre o final do século XIX e início do século XX, onde por muitos anos funcionou um armazém de uma cooperativa ferroviária – é sede, desde a manhã desta sexta-feira (24), de um evento que impulsiona o polo educacional e o ecossistema de inovação de Santa Maria.
Com o tema “Tendência de Inovação e Educação Empreendedora”, o Santa Summit iniciou com uma grande celebração em virtude dos mais de 1 mil inscritos – quantitativo que superou as expectativas da comissão organizadora. A programação conta com mais de 80 palestrantes distribuídos em três palcos, que promovem uma jornada incrível de aprendizado, inspiração e inovação, cuja missão é posicionar o Município como um polo de educação, inovação e empreendedorismo.
“É uma alegria muito grande estarmos hoje coroando o ano de 2023 com esse evento, que já começa grande e superou nossas expectativas em termos de inscrições. Tivemos uma procura muito legal e, além disso, recebemos de forma muito generosa a parceria de várias empresas, instituições e entidades. Isso faz com que o nosso Santa Summit aconteça dessa forma. Esperamos que estes dois dias sejam de muito aprendizado, conhecimento, e networking”, considera o vice-prefeito Rodrigo Decimo na fala de abertura, acompanhado do prefeito Jorge Pozzobom.
O evento trata de diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios, e Sustentabilidade. Por meio desses eixos, as trilhas de aprendizado percorrem conteúdos como cidades empreendedoras, edtechs e startups, marketing e vendas e negócios e varejo, por exemplo. Além das palestras, haverá feira de negócios e expositores para um público rotativo esperado de até 500 pessoas.
“É extremamente realizador iniciar as atividades neste espaço com todos vocês aqui. Este evento, pra mim, é pautado por uma única palavra: conexão. Vai ser um espaço de muita criatividade, desenvolvimento, e estarmos aqui juntos é muito importante. Nossa parte aqui no Mercado da Vila Belga, enquanto Secretaria de Educação, foi pensada desde 2017. Recentemente lançamos aqui o EduTech, um lugar onde todos os estudantes da Rede Municipal tem aqui um lugar onde eles vão conhecer o que é inovação, criatividade, e atitude empreendedora”, pontua a secretária de Educação, Lúcia Madruga, também em referência ao EduTech, espaço localizado no Mercado da Vila Belga e lançado na última quarta-feira (22).
POTÊNCIAS LOCAIS
Durante o Santa Summit, quem caminha pelos quatro andares e mais de 20 salas do Mercado da Vila Belga verifica uma amostra do potencial que Santa Maria possui em termos de geração de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento, inovação e tecnologia. Isso porque diversas instituições de ensino estão apresentando seus principais projetos de pesquisa e extensão, tanto de iniciativas ligadas à tecnologia quanto à educação, cultura, patrimônio e economia criativa.
“O que propomos, o que fazemos, precisa fazer sentido na vida de alguém. Precisa fazer diferença, melhorar o mundo. Esse também é o sentido da inovação, da criatividade. E esse é o propósito deste espaço, que tem a mão e a mente do nosso vice-prefeito Rodrigo Decimo, que entende que esse lugar faz muito sentido para o Distrito Criativo e precisava de vida. Para pensar e fazer uma cidade inovadora e criativa, precisamos conectar as pessoas e as ideias, e fortalecer o pertencimento. Assim vamos reconhecer e fortalecer a cidade que é educadora, inovadora e criativa. Esta cidade, com tantas oportunidades, pode sim fazer muita diferença”, comenta a secretária de Cultura, Rose Carneiro, na abertura do evento.
Também participaram da mesa de abertura Arthur Borges, do Inova Centro; Pedro Saccol, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM); e Sarah Bonfanti, do SebraeX. O Santa Summit é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do SebraeX – marca de inovação do Sebrae RS –, do Inova Centro, e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). A programação completa você confere aqui.
SANTA SUMMIT 2023
• Quando: 24 e 25 de novembro
• Onde: Mercado da Vila Belga, Rua Manoel Ribas, 2038, Vila Belga
• Ingressos: R$ 50 para o público geral e R$ 25 para estudantes, no link
• Programação completa: https://santasummit.com.br/
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria