Notícias
25/11/2023 27/11/2023 11h14m
Santa Summit proporcionou dois dias de experiência imersiva nos eixos da Inovação e Educação Empreendedora
A dimensão do evento despertou no público o interesse na continuidade da proposta. Assim, no encerramento, que ocorreu no final da tarde deste sábado (25), foi anunciada uma nova edição para os dias 20 e 21 de junho de 2024
Pessoas de diferentes idades, mas com os mesmos propósitos, puderam viver dois dias de uma experiência imersiva nos eixos da Inovação e Educação Empreendedora. Assim foi o Santa Summit 2023 realizado no Mercado da Vila Belga, que contribuiu para impulsionar o polo educacional e o ecossistema de inovação de Santa Maria. O Santa Summit atraiu principalmente os olhos e os ouvidos de quem participou de cada momento, e circulou pelos quatro andares da edificação que foi armazém de uma cooperativa ferroviária. A dimensão do evento despertou no público o interesse na continuidade da proposta. Assim, no encerramento, que ocorreu no final da tarde deste sábado (25), foi anunciada uma nova edição para os dias 20 e 21 de junho de 2024.
O Santa Summit abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios, e Sustentabilidade. Por meio desses eixos, as trilhas de aprendizado percorreram conteúdos como cidades empreendedoras, edtechs e startups, marketing e vendas e negócios e varejo, entre outros. O Santa Summit começou nesta sexta-feira (24). Além das palestras, houve feira de negócios e expositores para um público rotativo de mais de 1 mil pessoas.
Na manhã deste sábado, no palco principal, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, foi o mediador da conversa (talk) sobre “Inovação na Gestão Pública”, com os prefeitos de Restinga Sêca, Paulo Salermo, e de Santiago, Tiago Gorski. O vice-prefeito iniciou a fala com as boas-vindas e destacou a importância dos gestores compartilharem exemplos de inovação nas administrações municipais.
O prefeito Tiago Gorski evidenciou que um bom gestor precisa ouvir o que o cidadão quer e necessita para melhorar a sua cidade. Ele enfatizou que a tecnologia é o meio, e não o fim, pois ela agiliza e acelera o fluxo da comunicação. Ele contou a experiência que vem melhorando a preservação do meio ambiente em seu Município.
“Lançamos em 2020 o Pila Verde. A proposta consiste na coleta e reaproveitamento do resíduo orgânico da cidade para a produção de adubo, que será utilizado no cultivo local de alimentos da agricultura familiar. Com a ação de Troca-Troca, a pessoa recebe a moeda social e esse dinheiro tem valor na compra de produtos produzidos pela agricultura familiar, comercializados nas feiras do produtor. Já com o Pila Azul (materiais recicláveis), as pessoas podem utilizar horários nas quadras e ginásios esportivos, proporcionando mais opções de atividades físicas e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Espero que essas iniciativas sirvam de inspiração para mais cidades adotarem ideias semelhantes. Sempre digo: inovação e criatividade são parceiras, não precisa de dinheiro. É preciso desenvolver o comportamento inovador e a atitude criativa. Investimento é consequência. E líder cria novos seguidores”, disse o prefeito Gorski, desejando vida longa ao Santa Summit.
O prefeito Paulo Salermo lembrou que em 2022 foi presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e durante seu legado à frente da entidade, procurou deixar o legado que foi mexer e incentivar a inovação da gestão pública em todos os municípios do Estado. Ele salientou também que gestores devem buscar parcerias para sanar problemas em suas comunidades. Por isso, a iniciativa privada e a academia devem trabalhar juntas com a gestão pública.
“A inovação é bem-vinda quando consegue ver que a qualidade de vida no município está melhor. Com a informatização dos sistemas, atualmente, posso resolver questões da prefeitura e até assinar documentos, de qualquer lugar, basta ter a conexão na palma da mão ou no computador. Outro exemplo do que realizamos foi inspirado na ideia de Santiago. Lançamos em setembro deste ano do programa “Ecocash”, a moeda social e ambiental e que busca despertar a comunidade para a importância da preservação ambiental e descarte correto dos resíduos orgânicos produzidos nas casas. Em troca de cada 5 quilos de resíduos orgânicos entregues nos pontos de coleta, o restinguense recebe o Ecocash, moeda social e ambiental, equivalente ao Real brasileiro (BRL), que é utilizada na troca pelos produtos ofertados pela agricultura familiar, na Feira do Produtor Rural”, contou Salermo
Ao final da conversa, Decimo lembrou sobre o desafio e a importância de trabalhar de forma colaborativa, agradecendo a todos que se somaram para o Santa Summit se consolidar no Município.
“O Summit nada mais é que um evento que reúne startups, empresas, universidades e governo que pensam coisas novas para solucionar problemas do nosso dia-a-dia e que chamamos inovação. Seja em soluções em transporte, em delivery, soluções na área de sustentabilidade e gestão pública e muito mais. Tudo para facilitar e melhorar nossa vida. Tivemos sucesso de público, o polo educacional e o ecossistema de inovação local ganharam destaque, nesta que foi a primeira vez que o Mercado da Vila Belga foi utilizado integralmente. Instituições de ensino, startups, empresas juniores e palestrantes de renome formaram as atrações que levaram à troca de experiências, e de conhecimentos com os participantes. Quem passou pelo local, na sexta e no sábado, ficou encantado com o que viu durante o Santa Summit. Um evento que veio para ficar em nosso Município. Para construir uma Santa Maria e um mundo melhor é preciso ouvir, trocar experiências, conectar pessoas e ideias”, enalteceu radiante, o vice, Rodrigo Decimo.
Ainda, na programação da tarde de sexta, os espaços do Mercado Público oxigenavam conhecimento e muito networking no Santa Summit. O secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, apresentou o painel “Criatividade e Comunicação na Gestão Pública”, sobre a experiência de comunicar as informações e notícias de forma leve e com propriedade nas redes sociais da Prefeitura de Santa Maria. A palestra que encerrou o primeiro dia do Summit foi “Por que ouvir histórias vai mudar a sua vida?”. A palestra reuniu um público que ouviu atento e se divertiu com o jornalista e radialista do Grupo RBS, Luciano Potter.
O diretor executivo do Santa Summit, Gustavo Zimmermann, avaliou que o ponto principal foi a união de várias instituições colaborando neste evento coletivo.
“Os números concretizam o sucesso do Summit: cerca de 1,1 mil ingressos distribuídos, mais de 80 speakers, três palcos com palestras simultâneas, oito instituições em salas com atividades. Vamos voltar em 2024 e juntos fazermos uma Santa Maria de Educação Empreendedora e muita Inovação”, comemorou Zimmermann.
O Santa Summit é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do SebraeX – marca de inovação do Sebrae RS –, do Inova Centro, e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm).
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria