Notícias
12/12/2023 13/12/2023 11h57m
Obra na Praça Saldanha Marinho tem avanço dos tapumes para serviços no entorno do Chafariz e do Coreto
Neste quinto quadrante, também serão executados os trabalhos de retirada do piso, escavação, nivelamento do terreno e a preparação da base que receberá o novo concreto
As pessoas que circularam pela Praça Saldanha Marinho, no Centro, nesta terça-feira (12), puderam observar a movimentação e o avanço dos tapumes para os serviços que serão realizados no entorno do Chafariz e do Coreto. Neste quinto quadrante, também serão executados os trabalhos de retirada do piso, escavação, nivelamento do terreno e a preparação da base que receberá o novo concreto. A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha cada etapa da obra de revitalização da Praça.
Ainda pela manhã, o artista plástico Juan Amoretti fez uma pré-análise das estruturas do Chafariz e do Coreto para verificar o estado e as condições da parte material. Amoretti é o responsável pelo restauro das estruturas, trabalho que deve se iniciar nos próximos dias.
“O restauro das obras artísticas do Chafariz, por meio de profissional capacitado para tal ação, é de grande importância porque vai preservar as características originais das peças que lá se encontram. Este trabalho de restauração integra a obra como um todo, e vão ocorrer de forma simultânea”, explica o superintendente Jeferson Costa Nunes.
Recentemente, a equipe da Construtora Jobim, responsável pelos serviços, fez a concretagem de mais um banco que fica no entorno do quarto quadrante. O trecho em obras também segue sinalizado com tapumes para orientar os pedestres e também os motoristas que circulam pela Rua Venâncio Aires.
A REFORMA
A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A revitalização da Praça Saldanha Marinho é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria