Notícias
07/02/2024 07/02/2024 14h29m
Distrito Criativo e Gare da Viação Férrea são avaliados pelo Sebrae e pelo Iphae nesta terça-feira
As vistorias fazem parte do programa Prefeitura Empreendedora e da revitalização da Gare, respectivamente
Santa Maria passou por importantes avaliações no Distrito Criativo Centro-Gare, no Centro Histórico, nesta terça-feira (6). As vistorias foram realizadas pelo Sebrae por conta da participação do Município no prêmio Prefeitura Empreendedora, e também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), que examinou o andamento da obra de revitalização da Gare da Viação Férrea.
PREFEITURA EMPREENDEDORA
A visita técnica do analista do Sebrae Eder Deantoni ocorreu por meio de uma apresentação, no gabinete do vice-prefeito Rodrigo Decimo, no Centro Administrativo Municipal, das ações de incentivo à economia realizadas no Distrito Criativo. São elas: Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer; Distrito Criativo Credi; e o Juro Zero. Programas de incentivos fiscais e acesso a linhas de crédito, sendo os dois últimos com validade em todo o território municipal.
“O Distrito Criativo tem como uma das suas principais características a economia criativa. Dar condições para o desenvolvimento desses negócios é fundamental para que tenhamos uma área em que o lazer e a cultura são efervescentes. Esses empreendedores contribuem para a repaginação da área que é o berço de Santa Maria e que merecia uma atenção por parte do Poder Público” opina o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
A atividade junto do Sebrae seguiu com um passeio por alguns dos principais pontos do Centro Histórico, como o Mercado da Vila Belga, a Gare e alguns empreendimentos privados. De acordo com o Sebrae, o Prêmio Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
REVITALIZAÇÃO DA GARE
A visita do Iphae à Gare ocorre de forma bastante natural tendo em vista o valor histórico da antiga estação de passageiros construída ao final do século 19. Durante a tarde houve a vistoria para verificar se as intervenções da Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório para a obra, estão mantendo as características originais da edificação tombada pelo próprio Iphae.
Conforme a arquiteta do instituto Ana Luisa Seixas, a obra está transcorrendo sem problemas:
"É visível a preocupação em cuidar do patrimônio. Há muito comprimento neste sentido. Vamos seguir acompanhando a obra por meio de relatórios, mas o que vemos nesse momento é que ela está indo super bem".
MELHORIAS
A revitalização envolve a reposição de pisos e forros, novas portas e janelas, novas instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto, bem como rampas de acesso para pessoas com deficiência. Na intervenção, também consta a pintura interna e externa em toda a estrutura, incluindo esquadrias e estruturas metálicas da área chamada de lanternim. Nas áreas externas, no conhecido Largo da Gare, estão previstas instalações de bancos, floreiras e lixeiras.
“As recomendações que partirem do Iphae serão vistas com muita atenção pela Prefeitura, bem como pela Versalhes. Afinal, o nosso maior objetivo é entregar uma estrutura de qualidade e que venha trazer uma nova realidade para a Gare", diz Decimo.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Pedro Souza (estagiário de Jornalismo e graduando na UFSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria