Notícias
09/03/2024 11/03/2024 12h15m
Prefeitura apresenta para a população nova frota de veículos da coleta de resíduos sólidos urbanos
Nove caminhões de coleta de resíduos, um caminhão caçamba e uma retroescavadeira desfilaram em comboio pela região central da cidade, e passam a operar em Santa Maria a partir desta segunda-feira (11)
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, apresentou na manhã deste sábado (9) a nova frota de caminhões de coleta de resíduos domiciliares. A apresentação ocorreu na Gare, em meio ao evento Pode Chegar, e foi prestigiada pelo público presente. Ao todo, 11 novos veículos – sendo nove caminhões de coleta de resíduos adesivados com a marca do Programa Descarte Legal, um caminhão caçamba e uma retroescavadeira – desfilaram em comboio pela região central da cidade, e passam a operar em Santa Maria a partir desta segunda-feira (11).
Todos são veículos novos e cumprem todas as diretrizes determinadas pelo Executivo Municipal na renovação do contrato de concessão do serviço de coleta residual, que ocorreu em 2023. Os caminhões possuem câmera de ré, câmbio automático, ar-condicionado, e são o que há de mais moderno em tecnologia de coleta de resíduos sólidos urbanos.
“Estamos recebendo nove caminhões novos, devidamente equipados com câmera de ré, com toda segurança para os condutores, para os coletores, e para a população. São veículos sinalizados e totalmente adesivados pra gente poder diferenciar os caminhões que realmente são de Santa Maria daqueles só passam pela cidade para o aterro sanitário“, conta o coordenador setorial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Dalcol.
Conforme Juliano, os veículos irão substituir a frota atual e o caminhão-caçamba e a retroescavadeira vão atuar na limpeza dos focos de lixo, que são as áreas públicas onde ocorrem descartes irregulares de resíduos. A empresa Sustentare Saneamento é a responsável pelos serviços, e atua há sete anos no município.
PROGRAMA DESCARTE LEGAL
O Programa Descarte Legal iniciou em 2019 com o propósito de oferecer ao contribuinte um local adequado para destinar os bens inservíveis (móveis, por exemplo). Ele foi ampliado e passou a abranger todas as ações de recolhimento de resíduos sólidos do Município, como as Coletas Domiciliares (Convencional e Conteinerizada), a Coleta de Focos e a Coleta Seletiva.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria