Inicial > Notícias > Terceira noite da Calourada teve muito...

Notícias

14/03/2024 15/03/2024 02h19m

Terceira noite da Calourada teve muito reggae music com a banda Maskavo, e mega funk, pop e trap


Cerca de 11 mil pessoas circularam pela Gare. Megaevento termina nesta quinta-feira (14) com apresentações de Ana Piccoli, Batalha da Gare (Roraima + Corap), Mc Justina Monteiro e DJ Grillo Beatz

Uma festa para todos os públicos e gostos musicais, a Calourada 2024 agitou o público na Gare da Estação Férrea ao som de reggae music, mega funk, pop e trap na noite desta quarta-feira (13). Conforme estimativa da Guarda Municipal e da Brigada Militar, das 19h à 0h10min desta quinta-feira (14), aproximadamente 11 mil pessoas circularam pelo local na terceira noite do megaevento, obedecendo sempre a lotação de 6.370 pessoas.

A noite começou com o som da Bateria Tirana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tocou muito samba e hinos para quem participou da recepção dos calouros. Em seguida, o DJ VR3N0 subiu ao palco e apresentou um set cheio de funk e trap.

O show mais esperado da noite foi o da banda Maskavo, que animou o público com muito reggae. O grupo musical formado em Brasília, em 1993, entoou hits como “Tocando em Frente”, “Quero Ver”, “Maria ou Joana”, “Folhas Secas” e “Asas”. Nem uma queda de energia elétrica conseguiu estragar o show da banda, que entoava “Um Anjo do Céu”. Mesmo sem microfone e os demais instrumentos elétricos, o público seguiu cantando a música em coral ao som da bateria. Quando a retomada da luz, o grupo performou a canção mais uma vez e agradeceu à energia recebida do público durante a falha técnica. 

“É uma alegria muito grande pra nós, que estamos na estrada há um tempo, ver uma galera jovem e um público com esse tanto de gente, curtindo e cantando junto. É uma alegria de tiozão”, riram os integrantes da Maskavo, já de volta no camarim, após o show.

A festa seguiu com DJ Palma, que fechou a noite da Calourada com muito mega funk, estilo que mistura ritmo eletrônico e funk, e é muito popular entre as festas universitárias. O set do artista também contou com canhões de confete, efeito de fumaça e show de luzes.

SEGURANÇA
Com acesso gratuito, a estrutura deste megaevento compreende uma área total de 4 mil metros quadrados, com diversos pontos de venda de bebidas e lanches, e serviços de saúde disponíveis durante as festividades. O espaço está todo sinalizado, devido à obra de revitalização da Gare, e tem um corredor para facilitar a locomoção de bombeiros e paramédicos no atendimento ao público.

Para garantir a segurança dos presentes, na entrada as pessoas passam por revista com detectores de metais. Na noite desta quarta-feira, foram apreendidos perfume com embalagem de vidro, pentes e escovas de cabelo com cabos pontiagudos, espelhos pequenos, presilhas de cabelo de metal (piranha e bico de papagaio), alicate de unhas, pincel de maquiagem com cabo pontiagudo e tesouras. Confira abaixo uma lista de itens que são ou não permitidos ingressar no local da Calourada.

Durante a noite, foram registradas duas apreensões de entorpecentes, sendo uma ocorrência da Brigada Militar e uma da Guarda Municipal. A equipe médica de plantão realizou 11 atendimentos, sendo que nove pessoas foram atendidas no local e duas foram conduzidas pela ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Casa de Saúde.

Desde o dia 7 de março, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da empresa prestadora de serviços de iluminação pública, Eon Energia e Iluminação, trabalharam pelo restabelecimento total da iluminação pública da Avenida Rio Branco. Os trabalhos foram concluídos na manhã desta segunda-feira (11). O reforço na iluminação da via possibilita mais segurança do público para chegada e saída do evento.

Informações sobre a segurança do evento você pode conferir aqui. Já sobre as linhas de ônibus, infraestrutura e serviços do evento você pode conferir aqui.

O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM e a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism).

ATRAÇÕES
A Calourada 2024 foi antecedida por dois eventos: o Pode Chegar, no sábado (9), e a Professorada, no domingo (10). E o megaevento agora encerra nesta quinta-feira (14), na Gare, com apresentações de Ana Piccoli, Batalha da Gare (Roraima + Corap), Mc Justina Monteiro e DJ Grillo Beatz.

Além da banda Maskavo, nas noites anteriores também se apresentaram na Calourada o rapper Rashid, o MC Rafa Rafuagi e a dupla 50 Tons de Pretas. E as pickups, além de VR3NO e Palma, também foram dominadas pelos DJs Vini Fantin, Octave, Smith e Marcela Lambertini.

Os mestres de cerimônia das noites de Calourada são com a animação da dupla sertaneja Sandro e Cícero.

ALIMENTAÇÃO
A praça de alimentação fica a cargo do DCE e da Lism e conta com lanches e bebidas com preços acessíveis. A venda de alimentos também tem opções vegetarianas e é conduzida por representantes das feiras de economia solidária e do movimento negro, bem como dos Diretórios Acadêmicos e da Casa do Estudante Universitário (CEU). A comercialização de produtos na praça de alimentação encerra-se à 1h.

AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Neste ano, a programação prevê ações sociais e descentralizadas, que consistem em bate-papos com as principais atrações da Calourada em escolas de bairros de Santa Maria. Nesta segunda-feira, os estudantes da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, no Bairro Tancredo Neves, participaram de bate-papo com o MC Rafa Rafuagi.

Nesta terça-feira, os alunos Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, bateram um papo com o rapper Rashid, mediado pelo MC Rafa Raguafi. Já no Instituto Estadual de Ensino (IEE) Olavo Bilac, os estudantes trocaram uma ideia com Graziela Pires e Dejeane Arruée, que formam o duo 50 Tons de Pretas. Saiba como foram os encontros aqui. E os alunos do IEE Olavo Bilac receberam outro artista nesta quarta-feira (13): Marceleza, vocalista da banda Maskavo.

O público-alvo dessas ações são alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A última do cronograma ocorre nesta quinta-feira, na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, no Bairro Fátima.

CONECTA CIDADE UNIVERSITÁRIA NA CALOURADA
– Quinta-feira (14), às 10h30min: bate-papo com Ana Piccoli, na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa (Bairro Fátima)

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE LEVAR PARA A GARE
Será permitida a entrada de:
– Coolers, caixas térmicas ou sacolas térmicas
– Bebidas somente em garrafas de plástico ou latas 
– Copos de plástico e canecas de alumínio

Não será autorizado o ingresso com:
– Garrafas de vidro
– Guarda-chuva ou sombrinha
– Qualquer item ilícito
– Armas
– Qualquer objeto sólido ou cortante que possa representar risco

CALOURADA 2024
Quinta-feira (14)
– Horário: 19h à 0h
– Onde: Gare
– Entrada: gratuita
– Atrações: Ana Piccoli, Batalha da Gare (Roraima + Corap), Mc Justina Monteiro e DJ Grillo Beatz
– Serviços: praça de alimentação (lanches e bebidas com preços acessíveis), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Mirella Freitas (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial