Notícias
17/03/2024 18/03/2024 16h17m
Equipes da Vigilância em Saúde do Município e do Estado pulverizam 33 quarteirões no Passo D’Areia
A força-tarefa de combate à dengue com apoio da UFSM e da 3ª Divisão de Exército terá continuidade nesta segunda-feira (18) com a realização de atendimento de denúncias, visitas domiciliares e aplicação de inseticida químico. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada
Mais uma ação conjunta de combate à dengue foi realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde. Equipes da Vigilância em Saúde do Município e do Estado RS, pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), fizeram ação de pulverização em 33 quarteirões com inseticida químico especial para conter a proliferação do mosquito adulto em vias do entorno da Vila Babilônia, no Bairro Passo D’Areia, neste sábado (16). Foram contempladas com a pulverização as ruas Coronel Valença, Caldas Júnior e Venâncio Aires e a Avenida Dom Ivo Lorscheiter.
A Vila Babilônia foi o local escolhido para a ação deste sábado por haver casos notificados oficialmente de pessoas doentes. Foram utilizados uma caminhonete, pulverizador e produto do UBV pesado (produto químico) do Estado RS, sendo que os agentes da Prefeitura estiveram aos agentes do Estado para indicar os locais dos casos de pessoas com a doença e de focos de mosquito. A pulverização ocorreu em pouco mais de 1h e precisou ser encerrada com a chegada da chuva. Ainda, houve visitas em residências para averiguar possíveis focos do mosquito transmissor do Aedes aegypti, além de atendimento de denúncias pelos fiscais da Vigilância em Saúde.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Maria, Alexandre Streb, explica que foi aplicado um UBV pesado, que é a aplicação de um produto químico através de pulverizador especial em uma caminhonete. Ele tem indicação de uso em locais onde há vários casos notificados oficialmente da doença e em que já foram realizadas as visitas dos agentes de endemias nas residências, fazendo primeiramente um trabalho de reconhecimento e remoção manual dos focos.
“Diferentemente desse tratamento químico, o Município também utiliza caminhonete e pulverizador próprios. Pulverização de um produto biológico para controle da larva do mosquito em locais em que previamente é realizada pesquisa larval. Pode-se dizer que são técnicas complementares, sendo esta última de caráter mais preventivo. Este recurso, UBV pesado, é de uso bem limitado, pois o equipamento está cedido para os municípios com mais casos da doença que Santa Maria, mas conseguimos essa cedência exclusivamente para este sábado em função de que a máquina estava de passagem por Santa Maria, indo para a região da Capital neste domingo (17)”, explica Streb.
Mutirão
O mutirão de combate à dengue ocorre diariamente, de 12 a 22 de março, em diversos bairros do Município. A força-tarefa é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, com o apoio da 3ª Divisão de Exército e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e terá continuidade nesta segunda-feira (18), com a realização de atendimento de denúncias, visitas domiciliares e aplicação de inseticida químico. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada.
A força-tarefa começou na terça (12). Até esta quinta-feira (14), foram realizadas 1.165 visitas domiciliares e atendidas 17 denúncias nos bairros Urlândia, Passo D’Areia, Divina Providência, Tancredo Neves, Noal, Uglione, Km 3, Nova Santa Marta e Pinheiro Machado.
Na terça-feira (12), 1º dia de mutirão de combate à dengue, 370 visitas domiciliares. Na quarta-feira (13), foram mais de 400 casas vistoriadas com a ajuda de militares. Já na sexta-feira (15), as chuvas comprometeram as atividades de controle previstas para o dia.
COMBATE AO MOSQUITO
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas vermelhas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito. Clique aqui para saber como identificar um caso suspeito, e como realizar um teste.
PRINCIPAIS PRECAUÇÕES
• Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
• Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
• Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
• Mantenha tampados tonéis e barris de água;
• Guarde garrafas de cabeça para baixo;
• Recolha seus resíduos;
• Use repelente;
• Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
• Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
• Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581.
• Para mais informações, acesse a página Santa Maria Contra a Dengue.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria