Inicial > Notícias > Destinações da campanha Imposto Solidário 2024...

Notícias

26/03/2024 26/03/2024 15h02m

Destinações da campanha Imposto Solidário 2024 beneficiam o Lar das Vovozinhas e mais 21 instituições


A casa de acolhimento atende 120 idosos atualmente e conta com os recursos recebidos através da campanha e de outras doações para manter as atividades

Com mais de 120 idosas atendidas, o Lar das Vovozinhas oferece serviço completo de assistência com atendimento especializado formado por médicos, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogas e outros serviços fundamentais à pessoa idosa. A casa é uma das entidades contempladas pela campanha Imposto Solidário 2024 e, nesta terça-feira (26), recebeu uma apresentação dos benefícios, resultados e formas de incentivar a adesão de pessoas físicas e jurídicas na iniciativa. A campanha Imposto Solidária é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Finanças, em parceria com instituições representativas, e pode auxiliar 22 instituições sociais (veja todas na lista abaixo).

O vice-prefeito Rodrigo Decimo acompanhou o encontro no Lar e comentou a respeito da importância de engajar cada vez mais pessoas a destinar seu Imposto de Renda às instituições pertencentes ao Fundo Municipal do Idoso (Comid) e ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica).

“Primeiramente, meus parabéns a todas as entidades que prestam esse trabalho tão nobre às pessoas necessitadas. Igualmente nobre é a destinação ao Imposto Solidário. Então, vamos divulgar aos nossos amigos e familiares para que possamos arrecadar ainda mais recursos para a continuidade das atividades”, disse Decimo.

O presidente do Lar das Vovozinhas, Jean-Pier de Vasconcellos Esquia, comenta que os valores recebidos pelo Imposto Solidário, bem como através de projetos, emendas impositivas de vereadores e de doações voluntárias, são fundamentais para a manutenção dos serviços. Segundo ele, o custo para manter a casa em funcionamento chega a R$ 550 mil mensais para o pagamento da equipe de 120 funcionários e despesas relacionadas à alimentação, contas de água e energia elétrica, medicamentos, etc.

“Somos gratos a todas as doações que nos ajudam a manter essa obra de solidariedade. Pedimos que quem tem condições de colaborar, faça a sua doação. Aqui no lar temos prestação de contas, com muita transparência, para que a comunidade possa ver onde os valores são aplicados, para que vejam no que seu dinheiro tem ajudado a cuidar das nossas vovós”, afirma o presidente.

Também participaram da ação no Lar das Vovozinhas a integrante do Espaço Contábil e uma das consultoras da iniciativa no Município, Rosaura Vargas; o presidente do Comid, Jaime Dal Forno; a vice-presidente do Comdica e secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda Ferreira dos Santos; Paola Pochmann, da Delegacia da Receita Federal de Santa Maria; representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), e do Lar Vila Itagiba, da Sociedade Esportiva Novo Horizonte; das Aldeias Infantis SOS, do Abrigo Espírita Oscar José Pithan, e da Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio; e representantes de empresas e escritórios de contabilidade parceiros.

APOIADORES
A Campanha Imposto Solidário conta com o apoio da Unimed Santa Maria, da Unicred Santa Maria, do Diário de Santa Maria, do Espaço Contábil, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Receita Federal, da Câmara de Vereadores, do Conselho Municipal do Idoso (Comid), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Finanças e de Desenvolvimento Social.

COMO DESTINAR
Confira o passo a passo:
1° - Após lançar as receitas e despesas na declaração, verificar qual a melhor opção:
deduções legais; ou desconto simplificado;
2° - Se optar por deduções legais, clique em doações diretamente na declaração;
3° - Você pode escolher destinar 3% para o Fundo Municipal da Criança e do
Adolescente e mais 3% para o Fundo Municipal do Idoso. Clicando em novo, o valor disponível para doação aparecerá na tela;
4° - Escolha o Fundo Municipal, selecione Rio Grande do Sul, depois Santa Maria,
digite o valor que deseja destinar para cada um dos fundos, separadamente;
5° - Clique em Ok, imprima os dois DARFs e pague na rede bancária até o dia
31 de maio de 2024;
6° - O valor destinado será abatido do total a ser pago ou somado no valor a ser restituído, atualizado pela taxa SELIC;
7° - Se quiser escolher a entidade a ser beneficiada, depois de pagar o DARF.
Para fazer a sua destinação ao Imposto Solidário até 31 de maio de 2024, acesse: Destinação Imposto Solidário
Para se cadastrar no Nota Fiscal Gaúcha, acesse: Cadastro Nota Fiscal Gaúcha
Para se cadastrar no Peça Nota Santa Maria, acesse: Cadastro Peça Nota Santa Maria

ENTIDADES QUE PODEM SER BENEFICIADAS

Fundo Municipal do Idoso
– Abrigo Espírita Oscar José Pithan
– Lar das Vovozinhas
– Vila Itagiba


Fundo da Criança e do Adolescente
– Aldeias Infantis SOS Brasil – Santa Maria
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/SM)
– Associação Amigos do Santa Maria Judô (AASMJ)
– Associação Bandeira Social
– Associação Colibri
– Associação Orquestrando Arte
– Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio
– Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC)
– Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA)
– Centro Social Marista Santa Marta
– Instituição Beneficente Lar de Mirian e Mãe Celita
– Instituto Pedagógico Social Tabor/Centro de Referência Familiar Recanto do Sol
– Projeto Nações em Ação
– ONG Nossa Vida Sua Vida
– Royale Escola de Dança e Integração Social
– Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (SAEMA)
– Sociedade Espírita Estudo e Caridade Lar de Joaquina
– Sociedade Espírita Luz do Caminho Fernando do Ó
– Sociedade Esportiva Novo Horizonte

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial