Notícias
03/04/2024 03/04/2024 20h44m
Prefeitura dá início ao curso de Aperfeiçoamento em Liderança e Gestão Educacional para profissionais da RME
Iniciativa é uma capacitação a professores que querem ser diretores e diretoras das escolas municipais
Em busca de qualificação para os trabalhadores de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), começou, na noite desta quarta-feira (3), o curso Aperfeiçoamento em Liderança e Gestão Educacional. Focado nos funcionários da RME, a iniciativa busca capacitar os profissionais da Educação interessados em concorrer ao cargo de diretor das escolas municipais, já que a consulta pública ocorre em outubro deste ano. A abertura e apresentação do curso ocorreu no Hotel Itaimbé.
“Agradeço a vocês que estão aqui, pois aceitaram o desafio de estar à frente de uma das nossas escolas. O processo democrático ainda será feito, em alguns meses, mas ver vocês aqui, ávidos a se capacitarem e a serem diretores e diretoras das nossas amadas escolas, significa muito. Tenham todos um bom curso”, disse o vice-prefeito Rodrigo Decimo, na abertura do evento.
A secretária de Educação, Lúcia Madruga, também agradeceu a todos pela presença e pelo empenho em fazer o trabalho na RME com excelência.
“Sabemos que nem sempre é um trabalho fácil, mas é necessário e de suma importância. E estender a mão para a qualificação mostra o quão comprometidos vocês todos estão. Muito obrigada”, pontuou a titular da pasta.
O CURSO
Com um total de 180 horas, o curso Aperfeiçoamento em Liderança e Gestão Educacional ocorrerá todas as quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h ao meio-dia, até 24 de maio. Cada encontro será focado em uma temática dentro dos objetivos da capacitação. Os locais das aulas variam a cada dia, passando pelo Itaimbé Palace Hotel, a Escola Divina Providência, o Instituto São José e o EduTech, na Vila Belga.
A iniciativa visa desenvolver competências essenciais em gestão educacional. Liderança, tomada de decisão baseada em dados e inovação pedagógica. A partir do curso pretende-se que os participantes sejam capazes de aplicar estratégias eficazes para promover um ambiente escolar positivo e produtivo; gerenciar recursos financeiros, humanos e materiais com eficiência; e fomentar a inclusão, diversidade e equidade. Além de planejar e aplicar programas educacionais, interpretar e aplicar dados educacionais para aprimorar práticas de gestão escolar; e navegar e aplicar a legislação educacional.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria