Notícias
09/04/2024 09/04/2024 17h45m
Prefeitura dá continuidade à abertura de novo eixo da via que interligará os bairros Uglione e Medianeira
Serviços de escavação e preparação da base ocorrem em aproximadamente 420 metros de extensão
Motoristas que trafegam pela Avenida Hélvio Basso, no sentido Sul-Norte, visualizam diariamente a sinalização em trecho que indica o andamento dos serviços na nova rua, ainda sem denominação. A obra ocorre a partir da Avenida Hélvio Basso (ao lado do Leve Mais Atacado), no Bairro Uglione, e chegará até a Rua General Osório (próximo ao Residencial Novara), no Bairro Medianeira. Desde o início de fevereiro deste ano, uma equipe trabalha na abertura do eixo da nova via. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, acompanha cada etapa de serviços.
Os serviços de escavação e preparação da base ocorrem em aproximadamente 420 metros de extensão. Cerca de 360 metros já foram escavados e 370 metros de tubulações instaladas, que servirão para a drenagem de águas pluviais. Além disso, foi construída uma caixa de drenagem pluvial para a travessia da sanga existente no local.
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente, dentro desse trecho para a construção da rua serão suprimidos alguns exemplares arbóreos, autorizados por meio do Alvará para Licenciamento de Serviços Florestais n° 38/2024. Na autorização estão inclusos quatro exemplares de maior porte, taquareiras e alguns exemplares com diâmetro inferior a 15 centímetros. As supressões devem ocorrer nos próximos dias, conforme a condição climática permitir. Após, haverá a sequência dos serviços no eixo da nova via.
A empresa Della Pasqua Engenharia e Construções Ltda. é a vencedora da licitação e responsável pelo serviço de abertura desta nova rua. A obra é uma demanda antiga dos moradores e compreende a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, sinalização e iluminação pública, no Loteamento Chácara do Morro.
O investimento é de R$ 2.212.084,73, e a origem do recurso é do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2) e outros recursos vinculados. O prazo de execução do serviço é de 150 dias consecutivos, a contar da assinatura da Ordem de Serviço.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria